Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governador visita Hospital Infantil e exalta a realização de cirurgias cardíacas em crianças no Piauí
No mês de agosto, o HILP passou a realizar cirurgias cardíacas pediátricas, um marco histórico para a saúde piauiense.
O governador Rafael Fonteles visitou, nesta terça-feira (10), o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). No mês de agosto, o hospital passou a realizar cirurgias em crianças com cardiopatias congênitas no Piauí.
O HILP passou, ainda, por expansão no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saltando de 9 para 28, sendo dez deles entregues no dia 1º de setembro. Com o aumento, a fila de espera por leitos pediátricos foi encerrada no Piauí. A partir da expansão, a realização contínua de cirurgias cardíacas foi iniciada, o que sanou a antiga necessidade de transportar crianças para outros estados para a realização de tais procedimentos.
O serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do HILP dispõe, ainda, de laboratórios de última geração para exames diagnósticos, equipe multidisciplinar de cardiologistas pediátricos, enfermeiros especializados e outros profissionais de saúde, todos focados em proporcionar o melhor atendimento possível às crianças.
O governador colocou a realização de cirurgias cardíacas no HILP como um grande marco na história da saúde piauiense. "Essa era uma grande deficiência que tínhamos. Antes, as crianças precisavam ser transferidas para outros estados, gerando um transtorno às famílias e um custo elevado ao estado. Agora, o Hospital Infantil, graças à equipe competente da Secretaria de Estado da Saúde, do próprio hospital e do seu excelente corpo médico, estamos realizando essas cirurgias aqui", frisou Rafael Fonteles.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz, explicou os serviços ofertados pelo HILP. "Iniciamos com a realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Já tivemos a oportunidade, ainda, de trazer um profissional de outro estado para realizar um procedimento de alta complexidade aqui. Agora, todas as cirurgias estão sendo realizadas de forma contínua e a tendência é que passemos a realizar, em breve, procedimentos cada vez mais complexos, acabando de vez com a necessidade de transportar pacientes para outros estados", destacou.
O diretor do HILP, Ribamar Bandeira, exaltou a realização de cirurgias cardíacas pediátricas integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. "Antes, os pacientes eram atendidos em hospitais privados, em parceria com o Governo do Estado, ou em outros estados. Agora, todo o procedimento é feito no nosso hospital, 100% pelo SUS", afirmou o diretor.
Cristiana Ribeiro, natural de Bom Jesus, mãe do Luís Otávio, de 7 meses, foi uma das que mais comemorou a chegada do procedimento ao Piauí. Na segunda-feira (9), foi realizada a cirurgia de fechamento de janela do aorto pulmonar em seu filho, que sofria de um problema cardíaco raro. "Estou muito feliz. A cirurgia do meu filho foi um sucesso. Ele estava em boas mãos com uma equipe maravilhosa. Após a cirurgia, tenho certeza que ele vai levar uma vida normal. O hospital é maravilhoso e ele está tendo uma assistência incrível", finalizou.