Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Lacen realiza capacitação nas 11 regionais de saúde sobre coleta de amostras para exames
Os encontros acontecem nas cidades sedes das regionais e serão realizados até março de 2024
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio do Laboratório Central de Saúde publica “Dr Costa Alvarenga” (LACEN-PI), está capacitando os técnicos de laboratórios e de TI dos municípios das 11 regionais de saúde. O projeto denominado “Capacitação para coleta de uma amostra precisa: fortalecendo a atenção básica de saúde do Estado do Piauí”, iniciou suas atividades por Bom Jesus e Piripiri. Os encontros acontecem nas cidades sedes das regionais e serão realizados até março de 2024.
O objetivo do projeto é atualizar os técnicos que trabalham em laboratórios públicos municipais em coleta de água para análise para consumo humano, coleta para triagem neonatal (teste do pezinho) e coleta e análise de baciloscopia para tuberculose, além de técnicos em Tecnologia da Informação para gerenciamento do Gal e sistemas utilizados no serviço dos laboratórios.
“O objetivo principal do projeto é capacitar o maior número de profissionais da área da saúde que atuam na atenção básica dos municípios, através dos laboratórios que integram as 11 regionais do estado para realização de coleta de amostras de forma padronizada e segura. Essa padronização e maior qualidade na coleta de materiais nos permite realizar exames mais precisos e obter diagnósticos mais seguros”, destaca o diretor do LACEN-PI, Fabrício Amaral.
O projeto trabalha ainda com a produção e distribuição de materiais de apoio, incluindo manuais, cartilhas e vídeos explicativos que fornecerão instruções precisas sobre as coletas de amostras para os profissionais. Todo o conteúdo é baseado e atualizado seguindo normas de referência para as respectivas coletas com as últimas recomendações do Ministério da Saúde.
“Após concluírem esta capacitação, os profissionais estarão aptos a realizar coletas de amostras de forma padronizada e segura, contribuindo para melhoria da qualidade dos resultados e, consequentemente, para a saúde da população. Teremos maior precisão, confiabilidade, rastreabilidade e eficiência dos resultados das análises laboratoriais”, destaca a superintendente de atenção primária a saúde e municípios, Leila Santos.
De acordo com o cronograma do projeto, os próximos municípios a receberem a capacitação serão São Raimundo Nonato, durante o período de 27 a 29 de setembro, e Parnaíba, de 17 a 19 de outubro.