“No IDTNP, eu enxerguei o conhecimento, o cuidado, o amor, o carinho, a empatia, o compromisso, a preocupação, a humanização, o respeito... O hospital cumpre com a missão, visão e valores que são atribuídos a ele. Meu total respeito e admiração por cada um dos profissionais e estudantes que encontrei enquanto acompanhei minha mãe. Gratidão por cumprirem com o juramento que fizeram ao se formar. Que vocês sejam espelhos para outros.” Este foi o depoimento feito por Laís Messias de Sousa ao deixar o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella com sua mãe que estava em tratamento.


O IDTNP, em sua busca contínua pela melhoria, vem progredindo cada dia mais tendo como guia os indicadores de qualidade hospitalar. Estes índices oferecem uma visão abrangente da eficácia, segurança e eficiência dos processos hospitalares, englobando desde procedimentos assistenciais até a infraestrutura. O uso dessas ferramentas capacita os gestores a tomar decisões para melhorar constantemente os serviços de saúde.

Susane Castro, coordenadora de Qualidade do IDTNP, destaca a importância de ouvir os pacientes. “Avaliar a satisfação dos nossos pacientes com os serviços prestados é de suma importância para que possamos entender como que os clientes estão recebendo os resultados dos nossos processos de trabalho e, principalmente, estão atendendo às necessidades deles. Isso nos permite enxergar as oportunidades de melhorias e agir para realizar nosso cuidado cada vez mais centrado na pessoa humana”, destacou Susane.

“Esses indicadores não apenas refletem a qualidade do atendimento e dos processos estabelecidos para garantir que tudo caminhe bem, mas também nos orientam para estarmos em constante evolução. A equipe de Coordenação de Qualidade do hospital está sempre monitorando e medindo estes indicadores. Essa abordagem reflete o compromisso do IDTNP em proporcionar um cuidado verdadeiramente humanizado”, enfatizou o diretor geral do IDTNP Jurandir Martins.