A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde em parceria com o CIATEN, vai reunir gestores de 15 municípios do Piauí para debater o controle das Leishmanioses.
 
O encontro acontecerá nesta terça-feira, dia 29 de agosto, Dia em Alusão ao Mês de Visibilidade da Leishmanioses, no auditório da Rede de Frio, a partir das 8 horas.  

Essas cidades foram selecionas por serem as que apresentam as maiores incidências da doença e também por participarem do programa do encoleiramento canino, que visa o combate a Leishmaniose Visceral com a aplicação de coleiras caninas impregnadas com inseticida Deltramina, que repelem a aproximação do vetor de transmissão da doença no animal, protegendo o cão e consequentemente o ser humano. 

Estarão presentes no encontro representantes das coordenações Regionais de Saúde, técnicos e secretários municipais das cidades de Antônio Almeida, Avelino Lopes, Barras, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristino Castro, Curimatá, Lagoa do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Nossa Senhora dos Remédios, Pavussu, São Pedro do Piauí, Regeneração, Bocaína e Teresina. 

No Piauí, segundo os dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), nos últimos cinco anos foram notificados 1.039 casos de  Leishmaniose Visceral e 337 de  Leishmaniose Tegumentar.