Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi retoma trabalhos do GTI de prevenção ao suicídio
As reuniões do GTI serão realizadas mensalmente, demonstrando o comprometimento contínuo e coordenado para enfrentar esse desafio sensível de saúde mental.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção a Saúde Mental (DASM), deu mais um passo importante nos trabalhos de prevenção ao suicídio, voltando a conduzir reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio (GTI). O objetivo primordial do GTI é debater e trabalhar a implementação de um plano contínuo de ações de prevenção ao suicídio no estado. A retomada dos trabalhos do grupo vem após uma reestruturação da Diretoria de Saúde Mental da Sesapi.
Entre as pautas já abordadas, a realização de uma oficina do GTI no mês de setembro para apresentar e elaborar propostas de ações voltadas à temática da prevenção ao suicídio.
Juliana Dias, Diretora Estadual de Saúde Mental, compartilhou que o propósito do grupo é unir profissionais de diversas áreas e instituições para desenvolver ações concretas de prevenção.
"Compreendemos a significância desse trabalho de prevenção ao suicídio e, por isso, estaremos conduzindo reuniões regulares para coordenar iniciativas com o foco na prevenção", afirmou.
As reuniões do GTI serão realizadas mensalmente, demonstrando o comprometimento contínuo e coordenado para enfrentar esse desafio sensível de saúde mental. Com essa iniciativa, a Secretaria Estadual da Saúde visa contribuir significativamente para a segurança e bem-estar da população.
A coordenadora do GTI, Claudia Aline, destaca os benefícios que os diversos órgãos envolvidos na discussão podem trazer para a elaboração do plano de ações do grupo de trabalho.
“Nós convidamos pessoas de setores variados que trabalham a prevenção em saúde mental, prevenção ao suicídio, e que vão ajudar na retomada dos trabalhos de organização de um plano de ações voltado para essa temática. Ter esse grupo interinstitucional permite que os trabalhos desenvolvidos cheguem além dos limites da Sesapi, desenvolvendo trabalhos integrados que beneficiem a saúde mental da população e que tenham iniciativa em vários âmbitos da sociedade”, destaca Claudia Aline.
Thaís Moraes, Gerente de Prevenção ao Suicídio do estado, acrescentou a importância da parceria do GTI. "Já estamos nos programando para projetos no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida. As ações serão continuadas durante todo o ano", afirma.