Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e em parceria com o Ministério da Saúde, Conass e Conasems, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês está concluindo no Piauí três cursos de qualificação profissional para residentes, preceptores médicos e equipe multiprofissional.


Ao todo, são 40 profissionais piauienses que atuam nos programas de residências da UFPI e UESPI, Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital da Polícia Militar (HPM), Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Universitário (HU) e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP). 


Os cursos começaram em março de 2022 e são de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS – GPRS; Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS – PSUS e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores – QSUS.


A professora do curso, Patrícia Leal, afirma que os alunos foram indicados pelos gestores das unidades de saúde e depois passaram por uma seleção. “São 20 alunos no PSUS, 9 no GPRS e 10 alunos no QSUS. Eles vão receber a titulação como especialista e desenvolver projetos de intervenção na prática dos programas de residências em que estão inseridos. Hoje, já temos nove projetos de intervenção em desenvolvimento”, afirma a professora.


Para o Superintendente da gestão de média e alta complexidade da SESAPI, Dr Dirceu Campelo, “as iniciativas PROADI-SUS através dos hospitais de excelência, contribuem diretamente para a incorporação de tecnologias em saúde, capacitação de recursos humanos e melhorias na gestão dos serviços de saúde, seja no ensino, pesquisa e extensão”, declarou.