A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi)  anunciou a implantação de duas novas salas de apoio à doação de leite humano nesta terça-feira (1). Elas vão funcionar no Teresina Shopping. O anúncio aconteceu durante a abertura da Semana Mundial de Amamentação e do lançamento da campanha Agosto Dourado, no Ceir.

As salas de apoio são semelhantes às que existem atualmente na sede da Empresa Guadalajara e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além do armazenamento, o leite coletado, se excedente, também poderá reforçar o estoque do banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

“Essa é uma ação muito importante para que intensifiquemos o apoio à amamentação e ao aleitamento materno. Nosso foco são as mães e pais que trabalham”, disse Consolação Nascimento, coordenadora da saúde da criança e do adolescente da Sesapi e presidente do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno.
 

As novas salas de apoio à doação irão funcionar durante o horário de operação do shopping, no Espaço Família. “As mães funcionárias e clientes já contam com outros serviços e agora terão a coleta e o armazenamento de leite humano”, explica Alberto Moura, gerente de marketing do Teresina Shopping.

A temática da campanha do Agosto Dourado de 2023 ano é: “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. A abertura foi realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação(CEIR), em Teresina, e contou com diversas palestras sobre a temática do aleitamento materno. 

A primeira-dama e coordenadora do comitê técnico de monitoramento do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, também participou da abertura do evento e enfatizou o compromisso com a ação. “Queremos incentivar e demonstrar a importância do aleitamento materno não só para a saúde dos bebês, mas para as mães”, destacou. 

A programação da campanha também se estende ao Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa e outras unidades da capital, como as maternidades dos bairros Satélite, Promorar, Wall Ferraz e Buenos Aires, e nos hospitais regionais de Floriano e Parnaíba.

“É indispensável apoiarmos e incentivar o aleitamento materno, principalmente para as mães que trabalham. A orientação da Sesapi é que todos os municípios piauienses abracem a causa e realizem atividades voltadas a essas ações”, concluiu Leila Santos, superintendente de atenção à saúde e municípios da Sesapi.