Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Técnicos do HCor visitam HGV para avaliar Projeto de Qualificação
Técnicos do HCor visitam HGV para avaliar Projeto de Qualificação
Técnicos do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo-SP, estiveram nesta quarta-feira (26), visitando o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para avaliar o Projeto de Qualificação da atenção e gestão hospitalar, do Proadi-SUS, implantado no hospital desde 2022. Com foco nas ferramentas de segurança do paciente e gestão da clínica, o Projeto atua na Clínica Médica, com bons resultados.
A diretora -geral do HGV, Nirvania Carvalho, explica que a principal ferramenta utilizada é a Escala NEWS, que indica a conduta adequada do profissional de saúde diante dos indicadores analisados. "A escala permite aos profissionais medir os parâmetros do cuidado de algumas doenças e agir antes que aconteça o agravamento da mesma, passando segurança para o paciente e para o profissional", explica a gestora.
Segundo a consultora do Projeto, Ana Tucunduva, a evolução neste primeiro ano já é visível. “Essa é nossa segunda visita ao HGV e percebemos uma evolução muito grande da equipe. A equipe está muito mais engajada e os processos muito bem organizados. Os resultados tem sido alcançados conforme proposto devido o engajamento da equipe e da gestão”, explica a enfermeira.
O Projeto de Qualificação Hospitalar do Ministério da Saúde, com consultoria técnica do HCor tem como objetivo apoiar hospitais a implantar, nas unidades de internação clínica, um protocolo de alerta precoce de deterioração clínica que adota a Escala NEWS, que é um instrumento com escores baseados em um sistema de atribuição ponderada de pontos aos parâmetros vitais, que têm como principal finalidade a identificação precoce do risco de deterioração aguda do paciente.
“Esse projeto é essencial para o avanço da qualidade dos serviços oferecidos pelo HGV. A Sesapi, em parceria com o Hcor, está sempre buscando aperfeiçoar as equipes que atuam na unidade de saúde”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.