Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi realiza centésima trombólise no tratamento de AVC isquêmico
Sesapi realiza centésima trombólise no tratamento de AVC isquêmico
O programa Linhas de Cuidado do AVC e do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou a centésima aplicação de trombolítico para AVC. A medicação, que evita sequelas de AVC isquêmico, foi administrada em um paciente de 67 anos do sexo masculino, da cidade Altos. O procedimento foi realizado na recém-inaugurada Unidade de Acidente Vascular do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.
“O paciente apresentava fraqueza no lado esquerdo do corpo, e com 15 minutos de sua chegada ao hospital, ele recebeu o medicamento trombolítico, utilizado no tratamento de AVC isquêmico. Esse tempo recorde é uma grande conquista, uma vez que é recomendado que o medicamento seja administrado em até 60 minutos para obter resultados eficazes, segundo as diretrizes internacionais”, explica Romilton Pacheco, médico neurologista coordenador das linhas de cuidados do AVC da Sesapi.
Em mais de nove meses de sua implantação, o programa Linhas de Cuidado do AVC e do IAM evitou 1.428 mortes. Nesse período foram atendidos 793 pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio e 635 com sintomas de acidente vascular cerebral. O programa é realizado através da teleassistência, que inclui neurologia e cardiologia 24 horas.
“Graças à ação rápida da equipe multidisciplinar altamente capacitada do HGV, o paciente tem acesso a uma recuperação completa de todos os sintomas do AVC, proporcionando um resultado extraordinário. E graças à expansão desse projeto, através da teleassistência, levamos esses mesmos atendimentos para todas às regiões de saúde do Piauí”, lembra o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
O programa Linhas de Cuidado do AVC e do IAM também realizou a capacitação de 3.500 profissionais para atendimento da população em todas às regiões do Piauí. Os serviços funcionam com equipes de teleassistência da neurologia e cardiologia disponíveis 24 horas para discussão dos casos seja com a regulação, equipes do SAMU ou com as unidades hospitalares.
“Esse programa está fazendo uma diferença significativa na vida dos pacientes. É um verdadeiro símbolo de esperança graças aos cuidados de ponta”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.