Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi reúne diretores de hospitais para curso de gestão e qualidade em serviços de saúde
É um curso em nível de pós-graduação para que os gestores da saúde pública do Piauí se familiarizem com novos conceitos e trabalhem na melhoria dos processos para o atendimento da população piauiense.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (29), a primeira etapa do “Curso de Atualização em Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde”. O evento, direcionado aos diretores e gestores dos hospitais da rede estadual, acontece na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Durante a abertura do curso, o secretário Antonio Luiz destacou a importância da iniciativa para a saúde pública estadual. "É um curso em nível de pós-graduação para que os gestores da saúde pública do Piauí se familiarizem com novos conceitos e trabalhem na melhoria dos processos para o atendimento da população piauiense", frisou.
A primeira etapa do curso será concluída nesta sexta-feira (30), mas os outros três módulos acontecem nos dias 06 e 07 de julho; 20 e 21 de julho e 03 e 04 de agosto. Entre as atividades estão discussões e apresentações sobre gestão de trabalho, gestão de pessoas, gestão financeira, vigilância em saúde e segurança do paciente, entre outros temas.
"Esse curso tem uma carga horária de 120 horas e aborda temas como legislação do SUS, ensino na saúde, auditoria, regulação, vigilâncias e acreditação. É um curso bastante amplo, presencial e remoto. O objetivo é trazer uma qualificação aos gestores dos hospitais para melhoria de atendimento aos usuários", explicou Jesus Dias, diretora da Escola de Saúde Pública (ESP).
Entre os assuntos trabalhados no primeiro módulo estão a discussão e capacitações sobre o pacto de convivência, gestão hospitalar e qualidade em serviços de saúde, além da gestão de suprimentos e logística hospitalar, a legislação do SUS, educação na saúde, ouvidoria em saúde, discussão sobre o projeto de intervenção e elaboração do mesmo.
Na avaliação de Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, o curso irá proporcionar a qualificação dos gestores, diretores e pessoas envolvidas na administração hospitalar. O exercício do saber é isso, nos dedicarmos, irmos em busca de conhecimento para depois aplicarmos na prática, nesse caso na gestão hospitalar", disse.
O principal objetivo do curso é fortalecer, atualizar e qualificar gestores dos hospitais estaduais, levando informações que possam permitir desenvolver as competências essenciais para atuação como gestores hospitalares, com visão focada em resultados sociais e competência técnica nos diferentes cenários do SUS.
"Esse curso visa aprimorar o conhecimento na gestão, aproveitar a experiência que todos os gestores tiveram ao longo da sua carreira e fazer com que eles possam aprimorar e trazer bons resultados na saúde pública do nosso estado”, concluiu Jefferson Campelo, superintendente de gestão administrativa da Sesapi.