O programa Piauí Saúde Digital, experiência em telessaúde do Governo do Piauí, foi apresentado na noite desta terça-feira (27) no maior encontro de municípios, em  Santa Catarina, o Summit Cidades 2023. O evento, que acontece em Florianópolis, busca capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento dos municípios catarinenses. 

No estado, o projeto piloto do Piauí Saúde Digital foi implantado na cidade de Piripiri e está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde do município, além do Hospital Regional Chagas Rodrigues. O programa foi apresentado no Summit Cidades pelo superindente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.

"Estamos aqui para falar de um tema muito importante, que é o Piauí Saúde Digital. Mostramos que a saúde digital está para agregar e facilitar o acesso da população à saúde e sem perda da informação, ou seja, com a integração entre os múltiplos sistemas", afirma o superintendente, que representa no evento o governador Rafael Fonteles e o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Para se ter uma ideia da resolutividade do Piauí Saúde Digital, Piripiri já zerou a fila de consultas especializadas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição. 

O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

O Summit Cidades

O Summit Cidades conta com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos  sobre diversos assuntos, como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações, saúde e muito mais. São dez experiências simultâneas dentro de um único evento.