O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) iniciou diálogo com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em prol da reabertura da residência em Infectologia no Estado. O diretor técnico do IDTNP, infectologista Dr. José Noronha, reuniu-se com o vice-reitor da Uespi, o professor e cirurgião vascular Jesus Antônio de Carvalho Abreu, para dar início à elaboração do projeto, que será posteriormente apresentado ao Ministério da Educação (MEC).

A falta de médicos especializados em Infectologia tem sido um desafio no país, especialmente diante da emergência sanitária vivenciada nos últimos anos. A pandemia de Covid-19 revelou a importância crucial desta especialidade médica, evidenciando a necessidade de formar profissionais capacitados para lidar com doenças infecciosas no contexto da globalização das doenças virais e risco de aparecimento de novas epidemias.

O IDTNP é referência no diagnóstico e tratamento de doenças infectocontagiosas no Piauí. A Uespi tem um dos melhores cursos de Medicina do Nordeste. A união das instituições dará oportunidade aos alunos do programa de residência de vivenciar de perto o trabalho realizado pelos profissionais do instituto e adquirir conhecimentos específicos nessa área.

A residência médica é uma etapa fundamental na formação de médicos, pois proporciona um período de imersão em um ambiente hospitalar, onde os médicos em formação têm a oportunidade de receber treinamento prático voltado para a especialidade médica almejada. A parceria entre o IDTNP e a Uespi ampliará as opções de especialização para os médicos recém formados no Estado.

O diretor técnico do IDTNP, José Noronha, afirma que a parceria é um marco para ambas as instituições. "Estamos entusiasmados com esse projeto. Acreditamos que essa parceria contribuirá significativamente para a formação de futuros médicos, permitindo que eles tenham uma experiência valiosa no campo das doenças infectocontagiosas. Além disso, esperamos que essa colaboração fortaleça ainda mais a nossa instituição como referência no ensino médico", afirmou ele.

Susane Castro, enfermeira e coordenadora do Setor de Qualidade do IDTNP conta que esse é o primeiro passo para que o instituto torne-se um hospital de ensino. “O projeto que irá para o MEC ainda está em fase de elaboração. Este é o primeiro passo para que o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella venha a ser um hospital de ensino e já iniciando com a residência em Infectologia do Piauí. Estamos atentos para atender às exigências dos Ministérios da Educação e da Saúde definidas em portaria interministerial. É necessário ter todas as comissões assessoras atuantes, com portaria e regimento atualizados, atas mensais evidenciando seu pleno funcionamento e indicadores para mensurar o seu desempenho. Essas exigências dialogam com outras políticas e programas já existentes, como o programa de segurança do paciente e a política nacional de humanização", afirma.

A parceria entre o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella e a Universidade Estadual do Piauí representa um passo importante no referenciamento da formação médica no Estado.

"Além disso, evidencia a preocupação dessas instituições em enfrentar os desafios impostos na área da saúde", disse o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.