Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí expande número de equipes de saúde bucal habilitadas no programa ‘Brasil Sorridente’
Com a portaria, o estado passa a contar com 1.324 equipes de eSB em todos os municípios.
O Ministério da Saúde (MS) habilitou 24 novas equipes de Saúde Bucal (eSB) no Piauí, após a inclusão do programa ‘Brasil Sorridente’ na Lei Orgânica da Saúde. A medida prevê que a população terá direito a atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As novas eSB foram habilitadas em Antônio Almeida, Barras, Barro Duro, Campo Largo do Piauí, Canto do Buriti, Cocal, Dirceu Arcoverde, Lagoa do Sítio, Luís Correia, Miguel Alves, Oeiras, Picos, Pio IX, São Miguel do Fidalgo e Vera Mendes.
"Essa iniciativa irá garantir a melhoria do atendimento e cobertura dos serviços de saúde bucal para a população piauiense”, destaca Roberta Alvarenga Salvador, coordenadora estadual de saúde bucal da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).
Com a portaria, o estado passa a contar com 1.324 equipes de eSB em todos os municípios do estado, que também foi contemplado com a habilitação de 15 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e uma Unidades Odontológicas Móveis (UOM).
A ação foi anunciada após o Governo Federal incluir a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica de Saúde. Com isso, o atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna obrigatório.
Recentemente, a Sesapi realizou o 1º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Piauí onde se discutiu a possibilidade de novas habilitações do Brasil Sorridente no estado. O evento contou com a presença de Doralice Cruz, coordenadora geral de Saúde Bucal do MS.
Cuidados para a população
A habilitação das equipes, no entanto, não substitui a necessidade que a população precisa ter do autocuidado em relação a sua saúde bucal. Além da higienização correta é indicado por profissionais o autoexame da boca, onde a pessoa deve constantemente verificar a situação da sua boca.
“A pessoa precisa verificar em frente ao espelho a situação dos lábios, bochechas, a gengiva, céu da boca, língua, abaixo da língua e perceber que todas essas áreas precisam apresentar uma mesma tonalidade. Qualquer alteração percebida, como bolhas e manchas que não sumam em um período de 15 dias devem levar a pessoa a buscar a ajuda médica para realizar exame preventivo”, destaca a Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios.
A falta de cuidados com a saúde bucal é uma das principais causas de câncer bucal no mundo. Dados da Coordenação de análise da Sesapi mostram que, no período de 2019 a 2022, foram registrados nos sistemas de informação de registros de atendimentos de neoplasias 623 casos de câncer bucal no estado, dos quais 242 casos foram identificados em estágio avançado.
“Ter esse cuidado com a saúde bucal, além de uma frequência de no mínimo seis meses de encontro com um médico dentista são pontos essenciais para prevenir problemas como o câncer bucal. E caso você seja diagnosticado é essencial que esse diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma rápida para evitar o mínimo de dano possível que o problema possa causar”, reforça Roberta Alvarenga.