O Projeto Dignidade Menstrual, criado para atender às mulheres piauienses em situação de vulnerabilidade social e econômica, beneficiou na manhã desta sexta-feira, 02, às mulheres acompanhantes de crianças e adolescentes que estão internados para tratamento de saúde no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP).

De acordo com o diretor geral do HILP, Ribamar Bandeira, a maioria das mulheres que precisam acompanhar o tratamento dos seus filhos internados, acabam ficando sem empregos por um bom período. “Então este projeto ajuda muito a aliviar o desconforto deste momento”, fala o diretor.

O Projeto Dignidade Menstrual vem sendo executado, desde o ano passado, pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), e já entregou mais de 2.500 kits. Além da distribuição de absorventes, as mulheres participaram de rodas de conversa recebendo informações importantes, como o autocuidado feminino, exames médicos periódicos, transmissão por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre outras temáticas.

Atualmente, o Hospital Infantil Lucídio Portella conta com dezoito acompanhantes na UTI, seis na UCE e 56 mulheres nas enfermarias.