O I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Piauí já realizou 115 procedimentos em pacientes classificados como estado grave, com urgência na implantação do equipamento e que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Sesapi tem capacidade para realizar muito mais cirurgias de marcapasso, porém, as fornecedoras desses equipamentos não conseguem atender nossa demanda. Nosso objetivo é salvar vidas e zerar a fila de espera”, afirma Antônio Luiz, secretário estadual de Saúde.

A iniciativa, que integra o Programa Saúde em Dia, é resultado de uma parceria entre a Sesapi, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Todas as intervenções cirúrgicas são custeadas pelo Governo do Estado.

As implantações de marcapasso são realizadas por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU, onde o governador Rafael Fonteles inaugurou recentemente 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), e também no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Um dos pacientes beneficiados pelo mutirão de cirurgias de marcapasso é uma criança que estava internada no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina. Após acionar o HGV, ela foi contemplada com a operação para a implantação do equipamento.