Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
SESAPI assina termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal coordenado pelo MPPI
O termo irá realizar ações para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização.
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), assinou nesta quarta-feira (10), o termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal, firmando compromisso com o Ministério Público do Piauí, nas ações que serão realizadas no estado, para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização (PNI). O termo foi assinado pela diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves, que na ocasião, representou o secretário de saúde, Antonio Luiz.
“Acelerar os índices de vacinação no Estado e conscientizar a população acerca dos benefícios da imunização é uma prioridade da SESAPI. Com certeza, esta é uma iniciativa e mais uma parceria firmada entre Governo do Estado e Ministério Público do Piauí, que vai contribuir para as melhorias de saúde de toda população”, ressaltou Tatiana Chaves.
De acordo com informações divulgadas pelo MPPI, o Piauí é o primeiro Estado do Nordeste a se unir a essa causa. A assinatura do termo ocorreu na sede do MPPI.
A iniciativa é coordenada pela Comissão de Saúde (CES), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e tem como meta, realizar por meio do Pacto, campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, atividades de caráter educacional junto às escolas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal.
Com intuito de estimular a vacinação dos trabalhadores do Ministério Público do Piauí, durante a solenidade de assinaturas do termo, que contou ainda com compromisso firmado de outros órgãos e entidades do Piauí, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Piauí) marcou presença no evento, disponibilizando aos servidores do MPPI, vacinas do calendário adulto, contra hepatite B, tétano, influenza, caxumba, rubéola e sarampo.
Nessa ação, o CEREST vacinou cerca de 100 servidores do MPPI. O CEREST é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), onde promovem ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
Com informações do MPPI.