Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi reforça importância da população participar da pesquisa nacional de Saúde Bucal
Durante a pesquisa é avaliado se o individuo possui cáries, doenças periodontais, necessidade do uso de próteses, entre outros problemas de saúde bucal.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, reforça a importância da participação da população na pesquisa de saúde bucal que está sendo retomada em todo o país. O SB Brasil é um levantamento epidemiológico realizado desde 2020, mas que foi pausado devido à pandemia. O estudo busca analisar o perfil da saúde bucal pelo Brasil. As atividades serão retomadas a partir deste mês.
São realizadas três fases do levantamento, sendo a primeira e a segunda, uma visita do agente comunitário de saúde para identificar o local e a presença de pessoas que se encaixem no perfil da pesquisa. No terceiro momento ocorre a visita do cirurgião dentista aos domicílios selecionados para a avaliação da saúde bucal dos indivíduos que participarem da pesquisa.
Durante a pesquisa é avaliado se o individuo possui cáries, doenças periodontais, necessidade do uso de próteses, entre outros problemas de saúde bucal.
Roberta Alvarenga Salvador, coordenadora estadual de saúde bucal, destaca a importância da participação da população, uma vez que os dados coletados pela pesquisa serão utilizados para definir políticas públicas voltadas para melhorar a saúde bucal dos brasileiros.
“São 17 municípios piauienses participando da pesquisa e precisamos chamar atenção dos municípios de Teresina, Valença e Ilha Grande, onde ainda estamos tendo uma dificuldade em atingir as metas do levantamento”, explica a coordenadora.
As atividades da pesquisa já estão em andamento e os agentes comunitários de saúde estarão devidamente fardados e identificados. “Pedimos que todos recebam nossos profissionais e se disponham a ajudar na pesquisa, uma vez que ela é essencial para a definição de novas políticas públicas de saúde bucal”, reforça a coordenadora Roberta Alvarenga.