Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi lança campanha de prevenção as IST’s no carnaval 2023
Na ação também foram distribuídos preservativos, panfletos e realização de falas sobre os serviços disponíveis no estado para os foliões que vão curtir o carnaval, em todos os pontos do Piauí
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, lançou na manhã desta terça-feira (14), a campanha de ações para o Carnaval 2023. O evento realizado no pátio da secretaria contou com a presença de órgãos parceiros que irão atuar juntos nas ações do período de festividades. PRF, Secretaria de Segurança Pública, Centro de Testagem e Aconselhamento, Strans, Sasc participaram do evento, onde destacaram a importância de informar e disponibilizar serviços de saúde para a população.
A abertura da campanha também contou ainda com a presença do rei e rainha do carnaval de Teresina, que animaram o momento junto aos servidores e parceiros da Sesapi, além da Banda 16 de Agosto.
“A Secretaria de Estado da Saúde, com o retorno das atividades carnavalescas, traz para esse ano de 2023 a temática prevenção ainda é a melhor escolha. Trabalhamos a prevenção das ISTS, Prevenção da gravidez na adolescência, enfrentamento a importunação sexual e também segurança no trânsito, uma vez que percebemos um aumento dessas questões neste período”, explica a coordenadora de IST’s da Sesapi, Karinna Amorim.
A campanha já conta com nota técnica no site da Secretaria de Estado da Saúde contendo as orientações aos municípios sobre quais ações tomarem para desenvolver atividades. Dar garantia de acesso à população para meios de prevenção de IST’s, realização de testagem junto à população, distribuição de material informativo e ações educativas são alguns dos pontos essenciais da campanha.
“Na ação também foram distribuídos preservativos, panfletos e realização de falas sobre os serviços disponíveis no estado para os foliões que vão curtir o carnaval, em todos os pontos do Piauí”, destaca a coordenadora.