A Coordenação de Imunização Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), recebeu nesta quinta-feira (10), 16.100 mil doses da vacina Pfizer pediátrica, destinadas para a imunização da população infantil piauiense nas três etapas da vacinação (D1, D2 e D3).


Além de dar continuidade a imunização das crianças piauienses, as vacinas também tem o objetivo de iniciar o processo de imunização do grupo de crianças da faixa etária de 06 meses a 02 anos de idade.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, lembra os pais e responsáveis sobre a necessidade de levar suas crianças para serem imunizadas. “ É muito importante que assim que as vacinas estiverem nos postos de saúde de seus municípios, que levem suas crianças para serem vacinadas, pois os imunizantes são seguros e essenciais na prevenção da mazelas da Covid-19”, reforça o gestor.


De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, a quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e recebidas pelo estado, ainda é inferior a quantidade que seria necessária para poder vacinar todas as crianças que precisariam destas doses de vacina.

“É um ponto positivo recebermos os imunizantes mas é essencial que chamemos a atenção para a quantidade de vacinas que iremos receber. Nós iremos receber apenas 16.100 doses neste momento que serão separadas para executar a imunização de D1, D2 e D3, e temos um público que deverá ser vacinada equivalente a 125 mil crianças, ou seja teremos doses insuficientes para vacinar todas as nossas crianças”, disse o superintendente.

O superintendente destacou ainda que o COE estadual irá elaborar documento oficial informando a situação para a sociedade piauiense além de elaborar pedido oficial para o Ministério da saúde por mais doses de vacina, para que todas as crianças possam ser contempladas com os imunizantes.
“Dessa forma queremos garantir o direito da nossa população, principalmente as nossas crianças neste momento, de ter acesso a todas as doses necessárias das vacinas contra Covid-19”, destaca Herlon Guimarães.


A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). 
As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

“A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90 °C e -60 °C. Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2 °C e 8 °C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original.”, explica o superintendente.