A descentralização do serviço de neurocirurgia em Hospitais Regionais no interior do Piauí reduziu a quase zero a transferência de pacientes para a capital, por necessidade de tratamento específico nesta área. Segundo números da Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde) de 714 atendimentos realizados no mês de setembro, apenas 7 pessoas, o correspondente a 1,25%, precisaram ser deslocadas até Teresina para prosseguir com o atendimento. O resultado confirma a importância da medida adotada pela Sesapi.

“Nosso objetivo é possibilitar um atendimento mais próximo da casa de nosso povo, evitando assim transferência para a capital Teresina. Dessa maneira também há uma redução nos custos com transporte, na lotação dos hospitais da capital e o mais importante, salvamos muitas vidas e evitamos sequelas graves, uma vez que a descentralização da saúde permite um atendimento mais precoce aos pacientes”, disse o secretário.

O serviço de neurocirurgia está implantado nos Hospitais Regionais das cidades de Floriano, Picos e Parnaíba. Os dados indicam que no último mês foram realizados 558 atendimentos, 156 internações e 46 cirurgias. Só 7 pacientes necessitaram re transferência. Isso significa que 98,75% dos piauienses tiveram suas necessidades resolvidas no interior ou no litoral. Além do público piauiense, as equipes de neurocirurgia do Piauí já avaliaram, internaram ou operaram pessoas vindas dos estados do Maranhão, Pernambuco, Ceará e até de São Paulo.