Quem vai viajar no feriado de carnaval não pode dispensar os cuidados com a saúde. Para evitar problemas, a Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, DIVISA, está fazendo um trabalho de orientação e inspeção onde tem mais movimento durante esse período. As equipes de fiscais visitaram destinos como Cajueiro da Praia, incluindo a praia de Barra Grande, Água Branca, Barras, Luzilândia e São Pedro do Piauí. Cidades como Floriano, Piripiri e São Raimundo Nonato, em que o carnaval também é movimentado, as equipes da Vigilância Sanitária dos municípios, que já foram treinadas pela DIVISA, vão ser responsáveis pelos trabalhos durante o feriado. Um dos lugares que estão tendo uma atenção especial é o litoral piauiense. No município de Luís Correia, especialmente nas praias de Atalaia e Coqueiro, oito fiscais da DIVISA em parceria com a VISA municipal, inspecionaram mais de cinqüenta estabelecimentos, entre bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, mercadinhos, entre outros. Nesta quinta-feira (dia 30) as equipes retornam ao litoral para verificar se os estabelecimentos cumpriram as determinações feitas na última inspeção. Na ocasião, a DIVISA ainda determinou que a Prefeitura de Luis Correia tomasse providências quanto aos terrenos baldios da cidade. “Notificamos a Limpeza Pública do município para providenciar a limpeza de vinte terrenos baldios que não conseguimos localizar os donos”, destacou Salustiano Bezerra, coordenador de Saneamento Ambiental da Divisa. Nessa temporada, uma das preocupações da Vigilância são as barracas de “Kreps”. “Vamos levar material de divulgação para que a população possa também fazer sua parte, exigindo bons serviços”, diz Vânia Correia, coordenadora de Alimentos da DIVISA. Ela ressalta que vários são os cuidados que a população pode tomar antes de consumir um alimento ou comprar um serviço, como: verificar se o lixo está bem acondicionado, tampado, se os alimentos não estão expostos aos insetos, se a cozinha se mantém limpa, se os manipuladores usam luvas, gorros e se não pegam em dinheiro. Também é importante verificar se os alimentos estão cobertos de forma adequada, com filme plástico e não simplesmente com um pano, além de ficar atentos para o caso de alimentos que foram preparados com muita antecedência.“Qualquer problema, é uma questão de saúde acionar a Vigilância Municipal. Isso é mais importante do que se imagina porque com medidas simples assim, podemos evitar vários problemas de saúde”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária. Para a coordenadora, nesse período de chuvas em que as moscas estão sempre procurando os lixos e depois pousando nos alimentos, podendo contaminá-los, a ordem é redobrar os cuidados de higiene. “São cuidados básicos e diários que devem ser tomados principalmente nas cozinhas e nos banheiros. Costumo dizer para todos que a solução é sabão, água e ação.”, argumenta Vânia Alves.