A Regional de Saúde de Parnaíba em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade inicia hoje, 28, uma intensificação do trabalho de combate à dengue. Os Carros Fumacê começam a circular nos bairros da cidade seguindo uma programação. Esta semana os bairros Piauí, Alto Santa Maria e Dirceu Arcoverde são os primeiros a serem trabalhados; sendo nos dias 28 e 29 bairro Piauí; quarta, dia 30, bairro Alto Santa Maria; quinta e sexta, 31 e 01, bairro Dirceu Arcoverde. Ressalta-se que a programação pode ser alterada por motivos de mudanças climáticas. O objetivo dessa ação é eliminar os mosquitos Aedes Aegypti já existentes e evitar a proliferação dos mesmos. O carro Fumacê é usado para a pulverização que auxilia no combate ao mosquito adulto, por isso, é importante que a população colabore abrindo as portas e as janelas de suas casas para que o produto chegue aonde o mosquito possa estar alojado. Segundo Luis Carlos, coordenador da Regional de Saúde, o trabalho de combate à dengue se torna mais eficiente quando é desenvolvido por todos. “É necessário que as pessoas tenham consciência que somente a eliminação dos mosquitos não é suficiente, é preciso acabar com os criadouros das larvas. Esse trabalho é desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde, que visitam as residências regularmente, eliminando os focos e orientando a população; mas o trabalho de eliminação dos criadouros também pode ser feito por cada um de nós, disse Luis Carlos.