Por Paula Danielle Os prefeitos da região do Médio Parnaíba assinaram nesta segunda-feira uma carta de intenções para a formalização do primeiro Consórcio Regional de Saúde do Estado do Piauí. A solenidade, que aconteceu na cidade de Água Branca, reuniu representantes da Presidência da República, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos, entre outras autoridades. O evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Associação de Municípios do Médio Parnaíba, AMPAR, foi o primeiro passo para a concretização de uma nova estratégia de organização dos municípios para melhorar a assistência de saúde. “Reunimos em Água Branca as mais importantes autoridades da área de consórcio do Brasil. O mais importante nós já temos, que é todos os vinte e dois prefeitos que compõe a AMPAR apaixonados pela causa. Isso somado com o apoio da Presidência da República, que já se colocou à disposição para nos ajudar com o que for preciso e o empenho do nosso Governador, temos tudo para concretizar o primeiro de muitos consórcios regionais de saúde do Piauí”, disse o secretário Assis Carvalho. O ex-prefeito da cidade de Franca, em São Paulo e representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Domici, explicou que esse é o momento mais propício para que o Piauí possa dar esse passo importante. “A iniciativa do Governo do Estado com a Associação dos Municípios é uma iniciativa louvável que deve ser encarada com bastante responsabilidade por todos os entes federados, especialmente pelo o Governo Federal, que vai apoiar essa iniciativa e fazer com que ela se torne realidade. O consórcio é a modalidade mais inteligente para não apenas economizar, mas também otimizar recursos, garantindo que serviços que só são realizados na capital possam ser trazidos para mais perto da população. Essa iniciativa já deu certo em outras regiões do Brasil e aqui tem tudo para se tornar realidade”, ressaltou Domici. O presidente da AMPAR, o prefeito de Palmeirais, Marcos Almeida chamou atenção para o pioneirismo da Associação, garantindo que a criação do consórcio contará com todo apoio dos prefeitos. “A nossa Associação é pioneira e o consórcio de Saúde é uma luz para todos os municípios que passam por problemas na área de Saúde. Juntos temos mais força”, argumentou. Já o prefeito de Água Branca, João Luís de Sousa, o Zito, que recepcionou os convidados, destacou a possibilidade de atender inclusive média e alta complexidade no próprio município. “Claro que não podemos querer nos comparar com Teresina para ter toda sua estrutura, mas com o consórcio podemos oferecer municípios referência, que possam oferecer algumas especialidades e ficar responsável em atender toda população da região naquele setor especifico”, disse o prefeito. O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, Conass, representado pelo seu secretário, René Moreira, deixou clara a importância dessa estratégia no país. “O Conass apóia a iniciativa uma vez que vem dando muito certo em todo país. Existem exemplos muito exitosos, como no estado do Paraná, em que mais de 90% dos seus municípios aderiram a consórcios de saúde e que estão conseguindo ótimos resultados”, destacou. O encontro contou ainda com a palestra do Dr. Wladimir Ribeiro que foi consultor da Presidência da República para elaboração e regulamentação da lei de Consórcios Públicos e a presença do Secretário Executivo da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos – AGCONP, Vanois Kochler, que falou das experiências de Sucesso dos Consórcios do Rio Grande do Sul.