O ano de 2008 será marcado por grandes conquistas na área de pesquisa e capacitação no Piauí. É que a Secretaria Estadual de Saúde firmou convênios com duas grandes instituições de ensino para garantir uma maior preparação de seus profissionais, e consequentemente, um trabalho de prevenção e assistência mais eficiente. Depois do curso de especialização em Saúde do Trabalhador, cuja turma no Piauí já foi iniciada, a Fundação Oswaldo Cruz, a maior em educação em Saúde Pública do país, deve firmar mais uma parceria com o Estado para trazer uma base de pesquisa e ensino para o Piauí. Por outro lado, a Secretaria fechou um convênio com a Universidade Federal do Ceará para oferecer um curso de mestrado para dezesseis profissionais da Secretaria de Saúde em Farmacovigilância Clínica. A seleção deve ser feita em fevereiro do próximo ano e já em março a turma deve iniciar. Para o secretário de Saúde, Assis Carvalho, o mais importante é colocar em prática a pesquisa e os projetos para que a população possa realmente ser beneficiada. “É preciso que haja permanentemente uma fonte de pesquisa que estimule os pesquisadores não só a desenvolver projetos já conhecidos, como também possibilitar a prevenção de situações que possam acontecer posteriormente. Estamos programando uma base da Fiocruz no Piauí para 2008, em que vamos priorizar a parte de medicamentos e de pesquisa em doenças tropicais envolvendo doenças como Calazar, Aids e situações preocupantes em todo país como a Dengue. Com a UFC estamos garantindo uma capacitação pioneira, em nível de Mestrado para que várias áreas da Secretaria sejam estimuladas para desenvolverem projetos que realmente possam fazer a diferença para a saúde da nossa população”, explicou Assis. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, Elizabete Moraes ressaltou que os alunos serão estimulados para desenvolverem projetos de acordo com a realidade de Saúde do Piauí, priorizando ações de prevenção ou assistência que a Secretaria possa desenvolver ações direcionadas para a comunidade. “Esse mestrado em farmacologia clinica vai atender o profissional que vai poder identificar um problema no desempenho da sua função para através da metodologia cientifica e da pesquisa, poder voltar para população e promover saúde na prática”, ressaltou a coordenadora. Depois de apresentar um projeto de mestrado na UFC que virou referência nacional, a diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Tatiana Chaves destacou a importância do curso para os profissionais de Saúde. “Com o mestrado, os profissionais serão mais capazes de fazer interferências mais eficientes em Saúde já que vão poder se basear em pesquisas direcionadas para o nosso Estado. Além disso, é muito importante poder evoluir profissionalmente e é gratificante poder fazer isso através da Secretaria, que é uma instituição importante para todos os piauienses”, diz Tatiana. O diretor do laboratório Central do Estado e presidente da Associação Farmacêutica do Piauí, Osvaldo Bonfim ressalta que é uma oportunidade única para a classe e para todos que pretendem, através de pesquisa, melhorar a qualidade da saúde oferecida a população. “O próprio Lacen já foi beneficiado por pesquisas como essa, com a implantação de novos laboratórios. Agora temos mais oportunidades de oferecer novos serviços, através de projetos que realmente podem fazer a diferença”, garante Bonfim.