Falar ao jovem sobre a importância de usar o preservativo para evitar a gravidez não planejada e para evitar a infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e pelo HIV. Pensando em questões como essa, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação desenvolvem o programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Este ano o Unicef resolveu usar a implantação do Programa como um dos indicadores para que os municípios que estão inscritos para receberem o Selo Unicef Município Aprovado. A Secretaria da Saúde desenvolve em parceria com a Ação Social Diocesana o projeto Calango - “Saúde e Prevenção nas Escolas: um compromisso coletivo”, que nos dias 30 e 31 de outubro está promovendo uma oficina de capacitação para implantação e implementação do SPE. Esta etapa, que vai reunir 41 municípios das macro-regiões de Teresina, Picos, Parnaíba e Campo Maior, tem como objetivo sensibilizar gestores e profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, conselhos e articuladores municipais das 140 cidades que estão concorrendo ao selo Unicef versão 2008. A primeira oficina, que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, teve a participação de 34 municípios representados por profissionais de saúde e educação, que foram orientados a constituir em suas cidades os Grupos Gestores Municipais e a implantarem o SPE em pelo menos duas escolas, uma estadual e outra municipal. Está agendado ainda outra oficinas como esta para o mês de novembro: Oeiras (20 e 21) e São Raimundo Nonato (27 e 28). A oficina de capacitação vai ser ministrada no Centro de Treinamento Celso Pinheiro que fica na Rua Oséias Sampaio, s/n, próximo a ponte da Primavera. SPE – O Programa estimula as escolas a adotarem a educação sexual em seus currículos e discute com pais, professores e diretores a melhor forma de distribuir preservativos aos jovens. O SPE também é desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o Censo Escolar 2005, realizado pelos ministérios da Saúde e da Educação, a maior parte das escolas brasileiras deixaram os tabus de lado e incluíram a educação sexual em seus currículos. O governo criou o Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em 2003. Além da prevenção de doenças, o programa também leva informação ao adolescente sobre o uso da camisinha para evitar a gravidez. A iniciativa surgiu com a proposta de trabalhar em conjunto as três esferas (federal, estadual e municipal) do governo nas áreas de Saúde e Educação.