A Secretaria Estadual da Saúde em parceria com a 1ª Regional de Saúde está realizando uma Capacitação para os Multiplicadores do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS e do Programa Saúde da Família – PSF no Controle da Dengue. O curso iniciou hoje, 16, na Regional de Saúde de Parnaíba e segue até o dia 18; com programação durante os turnos da manhã e da tarde. “A realização deste curso nesse período é muito importante devido aos grandes números de casos de dengue em Parnaíba e demais municípios, possibilitando uma melhor capacitação dos profissionais para que os mesmos sejam multiplicadores do controle e da prevenção da dengue para o próximo ano”, afirmou Maurício Carvalho, diretor da Regional. A capacitação é destinada aos enfermeiros e aos médicos que trabalham nos municípios de Parnaíba, Luiz Correia, Barras, Piripiri, Piracuruca, Pedro II, Campo Maior, José de Freitas, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cocal, Altos, Batalha, Joaquim Pires e Cabeceiras. Esses municípios são considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. O objetivo principal do aperfeiçoamento é munir os profissionais da saúde de novas estratégias para prevenir e controlar a dengue. Estes profissionais são os multiplicadores de promoção da saúde, tornando-se uma ponte entre o serviço de saúde e a sociedade para o controle da dengue. “A dengue deve que ser tratada sempre, através de um cuidado sistemático. É necessário que haja uma conscientização e, consequentemente uma mudança de hábito das pessoas para que ocorra a eliminação dos criadores do vetor, ou seja, do mosquito da dengue, que duram o ano todo”, disse Rose Piauilino, técnica da Secretaria da Saúde.