Os pacientes que precisam de hemodiálise e transplantes renais residentes em um dos 11 municípios da macro-região de Parnaíba, podem encaminhar seus pedidos de tratamento e medicamentos através da Regional de Saúde. Os tratamentos de hemodiálise são realizados na cidade de Parnaíba e no caso dos transplantes renais os pacientes são encaminhados para Teresina. O paciente tem direito a uma ajuda de custo quando se trata de pessoas que residem na mesma localidade do tratamento, ou seja, Parnaíba; em se tratando de pessoas vindas de outros municípios ou pacientes encaminhados para transplantes renais, o programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD) oferece passagens de ida e volta ao doente e se necessário ao acompanhante. O auxílio TFD também oferece uma ajuda de custo para alimentação e hospedagem durante os dias necessários para o tratamento. Os cadastros para o recebimento do benefício do TFD, nos casos de hemodiálise e dos transplantados renais, são realizados na própria Regional. É necessário que o paciente apresente o laudo médico; o controle de freqüência do tratamento, no caso de pessoas que já realizam; cópia e original dos seguintes documentos: comprovante de residência; comprovante de passagens se for o caso; identidade e CPF. Nos casos de outros tratamentos o pedido só pode ser feito em Teresina, uma vez que para outros casos o procedimento exige que a solicitação do TFD seja feita por um auditor médico. Em ambos os casos, depois de realizado o cadastro, o paciente recebe todos os recursos que o TFD lhe assegura. A Regional abrange onze municípios: Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal dos Alves, Cocal, Ilha Grande, Luis Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba.