A Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde, através da Regional de Saúde de Parnaíba, está realizando hoje, 25, a Oficina para Implantação dos Comitês de Prevenção de Óbito Infantil e Fetal. O Comitê de mortalidade infantil é considerado pelo Ministério da Saúde, uma estratégia importante para o conhecimento das causas de ocorrências dos óbitos bem como para a identificação dos fatores de risco e para a definição das políticas de saúde necessárias para a sua redução. Suas atribuições estão relacionadas à investigação; análise de óbitos; qualificação da informação; definição de medidas de prevenção; divulgação e educação; e mobilização. A oficina é destinada para médicos, enfermeiros e responsáveis pela epidemiologia dos municípios. Tem como principais objetivos a implantação investigativa de ocorrências dos óbitos fetais; a identificação e a sugestão de medidas de melhoria de qualidade da assistência à saúde para redução da mortalidade perinatal e infantil. A programação da capacitação acontece durante todo o dia, das 8h às 17h30, incluindo a apresentação da situação da mortalidade infantil no Piauí e nas microrregionais de Saúde; apresentação do comitê de prevenção de óbito infantil e fetal e dos procedimentos realizados no preenchimento de declaração de óbitos, formulários de investigação até o fluxo de encaminhamento das fichas para o Estado.