Conselhos Municipais de Saúde são informatizados Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório do Rio Poty Hotel a cerimônia de entrega dos microcomputadores para os Conselhos Municipais de Saúde do Estado do Piauí. São 205 aparelhos para os municípios cadastrados regularmente no Conselho Nacional de Saúde. Participarão do evento o Governador Wellington Dias, Secretário da Saúde Assis Carvalho, os prefeitos municipais, secretários municipais de saúde e membros dos conselhos municipais de saúde. Com a entrega dos equipamentos os conselhos de saúde deverão informatizar e agilizar o trabalho de controle social, um programa de inclusão digital do Governo Federal aprovado na Política Nacional de Comunicação e Informação em Saúde para o Exercício do Controle Social. Os critérios estabelecidos para o recebimento dos microcomputadores pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/Conselho Nacional de Saúde são: Cadastro no Sistema Nacional de Cadastro de Conselho no Conselho Nacional de Saúde; Envolvimento dos Conselhos no processo de sensibilização para inserção no Projeto de Inclusão Digital do CNS/SGEP; entre outros. Os conselhos e as conferências têm desempenhado importante papel no processo de formulação e controle de políticas públicas de saúde, porém os conselhos de saúde precisam ser fortalecidos, por meio de processos como o da educação permanente dos conselheiros de saúde, bem como a adequação da infra-estrutura para o pleno funcionamento desses colegiados de controle social do SUS.