Inteligência emocional a favor da vida e do trabalho. É com esse enfoque que a Secretaria Estadual da Saúde, através da Vigilância Sanitária do Estado, está promovendo o I Ciclo de Treinamento em Inteligência Emocional no Trabalho na Saúde. Nesta quarta-feira (29/08) mais de cinqüenta funcionários do Hemocentro do Piauí, Hemopi receberam o treinamento. Na próxima sexta-feira e nos dias cinco e quatorze de setembro será a vez dos funcionários do Hospital Infantil Lucídio Portela participarem do Ciclo. Priscila Dourado, que é doutoranda em educação, mestra em Administração e técnica da Vigilância Sanitária, explica que as palestras têm como objetivo trabalhar um aspecto mais profundo das relações humanas e a auto-estima. “Não ministramos palestras de cunho emocional, de motivação simplesmente, em que as pessoas se abraçam e choram, mas que não colocam na prática o que estão recebendo. A gente trabalha um aspecto mais profundo de reflexão sobre como você conduz a sua vida, porque isso reflete diretamente no seu trabalho”, argumenta a palestrante. Ela destaca que os assuntos abordados são direcionados para os profissionais da área de Saúde, através da reflexão sobre a situação da sociedade, a mídia, a violência até chegar ao enfoque do ambiente de trabalho. “Trabalhamos as características de uma pessoa com inteligência emocional, o auto conhecimento, auto motivação, auto controle e isso na área da Saúde é fundamental porque esses profissionais trabalham em ambientes difíceis, atendendo pessoas muito fragilizadas. Por isso enfatizamos a importância de se tratar as pessoas com respeito, sejam elas pessoas pobres, doentes, vindas do interior, para que todos tenham mais cuidado com a dignidade humana”, diz Priscila. Para Conceição Lemos, recepcionista do hemocentro, a palestra foi uma grande surpresa. “Eu esperava que fosse uma coisa distante e irreal. Fiquei muito surpresa porque são coisas do nosso dia a dia, que a gente vivencia sempre em casa e no trabalho. Vai me ajudar a tentar melhorar, a deixar passar algumas chateações, aprender a me policiar mais. Ajuda inclusive nas relações com os colegas de trabalho. Eu gostei muito”, disse. O objetivo da Secretaria de Saúde é levar o ciclo para todos os grandes hospitais do Estado. “Vigilância Sanitária é acima de tudo prevenção e promoção à saúde integral. Por isso começamos com os nossos funcionários. O objetivo da Secretaria de Saúde é que essa reflexão chegue a toda rede estadual de Saúde que atende uma demanda muito grande, lidando com a vida das pessoas diariamente”, conclui Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.