O Dia “D” da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite teve início na manhã deste sábado, 25, no bairro Dirceu Arcoverde, com a presença do secretário de Saúde, Assis Carvalho, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando e o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Wilton Mendes. A vacina contra a poliomielite é destinada a todas as crianças com idade entre 0 e 4 anos em todo o Brasil. É considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o único método de manter a erradicação no Brasil e no mundo, uma vez que o vírus da Pólio ainda circula em países da África e da Ásia. Segundo o Ministério da Saúde, a meta nacional é vacinar no mínimo 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que equivale a 95% do total de crianças com essa faixa etária em todo o País. A meta geral para o Piauí é de 314.524 crianças com idade entre 0 e 4 anos. O secretário de saúde, Assis Carvalho, destaca a importância da vacina. “O importante é termos todas as crianças imunizadas e para isso precisamos que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação. Com a vacina vamos garantir as nossas crianças livres da pólio”. Dona Deuseline de Oliveira, mãe da pequena Vitória, 4 anos, levou sua filha para tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite e alerta.”Nós pais temos a obrigação de impedir que a saúde dos nossos filhos esteja em risco futuramente. Eu sei que com apenas essas duas gotinhas, minha filha vai crescer linda e o mais importante de tudo, saudável”. O Piauí possui mais de cinco mil postos de vacinação. Em Teresina são mais de 300 espalhados pela cidade.