A Secretaria Estadual da Saúde promoveu na manhã desta sexta-feira, 10, o seminário “Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão”, no auditório da Associação de Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). Com representantes do Ministério da Saúde e secretários municipais de saúde o seminário tem como objetivo sensibilizar gestores municipais para a importância da adesão do município ao pacto pela saúde 2006 como condição indispensável à consolidação do SUS e orientar quanto às diretrizes para a formalização. O Pacto pela Vida é o compromisso entre gestores dos SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Os estados, regiões e municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. São seis prioridades pactuadas: saúde do idoso, controle do câncer do colo de útero e da mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta as doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde e fortalecimento da Atenção Básica. Para o Técnico do Ministério da Saúde/DAD, Sérgio Ricardo, “o Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão é um passo a mais para organizar e construir um sistema de saúde”. O Secretário Estadual da saúde, Assis Carvalho, destaca que “o Estado vem desenvolvendo esforços para que a pactuação seja mais um momento voltado para a questão da promoção, prevenção e recuperação da saúde”, afirma.