A 12ª Regional de Saúde, em São Raimundo Nonato, vem trabalhando junto ao 13 municípios que compreendem a região, para intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue. São Raimundo Nonato já notificou 223 casos da doença até o início deste mês. Segundo o diretor João Eudes Castro, a situação está sob controle no município. “A Regional está monitorando cada cidade. Quando há indícios de aumento de notificações de casos suspeitos, estão sendo deslocados técnicos da FUNASA que junto com os agentes de endemias municipais fazem uma espécie de arrastão em todas as residências”, explica João acrescentando que essas ações tem tido a participação de enfermeiros e dos Agentes Comunitários de Saúde, que passam dando as informações necessárias aos moradores, pedindo a colaboração de todos e eliminando os focos existentes com a utilização de insumos. No início do mês de junho a Regional de Saúde convidou todos os diretores de escolas da rede pública municipal e estadual e rede particular, bem como representantes da imprensa local, pastores de igrejas evangélicas e membros da igreja católica para uma reunião onde foram discutidos a necessidade de uma parceria para intensificar o controle da dengue no município de São Raimundo Nonato. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizava um verdadeiro mutirão de limpeza, colocando a disposição da população mais carros para recolher o lixo. Durante a reunião, João Eudes, apresentou várias propostas, entre elas a necessidade de incluir no calendário escolar atividades relacionadas a doença, uma forma de manter os alunos sempre atentos. Outra proposta foi que cada escola destine um profissional para acompanhar os alunos e funcionários que venham a sentir sintomas da doença, para imediata notificação à Secretaria Municipal de Sáude e posterior visita do agente na área de residência dos mesmos. Este mesmo trabalho também será desenvolvido pelas igrejas e associações de moradores de cada bairro. Preocupado com as subnotificações, a Regional de Saúde está também conversando com a direção do hospital regional e de clinicas particulares no sentido de não deixar nenhum caso sem registro. Outro segmento que tem contribuído com as ações no município são os farmacêuticos. “A maioria das pessoas, ao sentirem os sintomas, não procuram o serviço de saúde, mas sim as farmácias, então, eles estão ajudando e fazendo as anotações do nome e endereço das pessoas com sintomas para a posterior visita dos agentes”, afirma o diretor da Regional. Os diretores de escolas, representantes de igrejas e associações, vão elaborar uma agenda para palestras e capacitação de funcionários de escolas com informações básicas sobre a doença. Segundo João Eudes, esta parceria é muito boa, “pois cada pessoa vira um multiplicador de informações em seu bairro”, disse. A imprensa local tem tido uma grande participação, incluindo em suas programações diárias os cuidados básicos para se combater à doença. Outra ação importante e já pedido as câmaras municipais é a realização de audiências públicas em todos os municípios. “Mesmo com a situação em controle, é importante lembrar que temos de nos preparar para cada ano, e em 2008, quando completam dez anos que ocorreu um dos maiores surtos da doença no estado, é preciso que cada município, que cada morador esteja mais consciente sobre a doença. O nosso papel é prevenir”, afirma João Eudes. Ações de combate ao mosquito A regional de Saúde recebeu este ano um carro fumacê novo juntamente com uma bomba costal motorizada que vem realizando os serviços de borrifação nos municípios onde houve casos confirmados. Atualmente este serviço está sendo feito em toda a cidade de São Raimundo Nonato. As borrifações são reforçadas pelos sete agentes da FUNASA que estão sempre presentes nos municípios. Na região, que compreende 13 municípios, segundo informações das secretarias municipais de saúde, este ano foram notificados 371 casos de suspeita de dengue, sendo os mais atingidos Caracol com 44 casos, Dom Inocêncio com 51 casos, São Braz do Piauí com 21 casos, Jurema com 12 e São Raimundo Nonato com 232 casos. Os municípios de Anísio de Abreu, Fartura do Piauí, São Lourenço e Várzea Branca não registraram nenhum caso suspeito da doença neste ano de 2007. A Regional de Saúde fez ainda uma convocação a todos os agentes de endemias da região, para pedir um maior empenho nas ações que vem sendo desenvolvidas, já que eles são os agentes de contato direto com a população. Na oportunidade, a Regional realizou a coleta de material para o exame de COLINESTERASE, uma ação que é de responsabilidade de cada município e que deve ser feito a cada dois meses com todo o pessoal que trabalha com produtos como abate e inseticida. Para João Eudes, a responsabilidade no controle da dengue é fruto de um conjunto de ações, onde todos têm uma participação muito importante. “Inicia com a participação efetiva da população que deve estar vigilante na sua casa, na sua rua, no vizinho, no bairro. A participação do agente de endemias, dos ACS, dos médicos e responsáveis pelas notificações é de suma importância, por isso, é preciso trabalhar dengue o ano inteiro, pois não podemos perder para um mosquito”, encerra.