A Regional de Saúde de Parnaíba já está preparando os profissionais de saúde dos municípios para realização do dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite, que acontecerá no dia 16 de junho em todo o Brasil, com o slogan “Duas gotinhas, eu tomei!”. No Piauí, os municípios iniciarão o período da campanha no dia 11 a 23 de junho, sendo que o dia “D” será o mesmo realizado nacionalmente. A campanha tem como estratégia vacinar todas as crianças menores de cinco anos, atingindo uma cobertura vacinal de 95% e apresenta como meta para essa primeira etapa obter 27.334 crianças vacinadas em todas as localidades da Regional; sendo 14.041 em Parnaíba; 546 em Bom Princípio; 2.179 em Buriti dos Lopes; 662 em Cajueiro da Praia; 694 em Caraúbas do Piauí; 651 em Caxingó; 3.171 em Cocal; 612 em Cocal dos Alves; 974 em Ilha Grande; 2.987 em Luís Correia e 817 em Murici dos Portelas. “Todos os anos a maioria dos municípios abrangidos pela Regional de Parnaíba atinge a meta da campanha contra poliomielite e este ano, estamos trabalhando para que todos possam atingir. Estamos empenhados no envolvimento da campanha e já disponibilizamos os profissionais, os carros e todo o material necessário para a realização da mesma.” Afirmou Maurício Carvalho, Diretor da Regional de Saúde de Parnaíba. A vacina utilizada é altamente eficaz em torno de 90% a 95%, protegendo contra os três tipos de poliovírus logo após a primeira dose, sendo que, para uma longa imunidade é necessário tomar todas as doses. A doença (paralisia infantil) apresenta um quadro clínico de febre, mal estar, cefaléia, distúrbio gastrointestinal e rigidez na nuca, acompanhada ou não de paralisia flácida; caso haja suspeita, o caso deve ser notificado ao serviço de vigilância epidemiológica da região para ser realizada uma investigação e ser tomada as medidas de controle. No Piauí o último caso de Pólio aconteceu em 1986 e no Brasil em 1989, isso mostra que a estratégia das campanhas de vacinação anuais mantêm a erradicação da poliomielite eficazmente e para continuar com a erradicação é preciso que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas anualmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) é considerada a única capaz de viabilizar a erradicação global da doença, promovendo a formação de uma barreira eficaz contra a transmissão do poliovírus bem como a sua circulação.