Quem viajou ou está arrumando as malas rumo ao Festival de Inverno de Pedro II pode ficar tranqüilo quanto à qualidade dos serviços oferecidos. É que a Diretoria de Vigilância Sanitária esteve na cidade para fiscalizar estabelecimentos comerciais que oferecem alimentação durante esse período. Além disso, a Divisa, em parceria com Vigilância Sanitária do município, orientou os donos dos estabelecimentos sobre como atender o regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre as boas práticas para serviços de alimentação. Churrascarias, hotéis, lanchonetes, restaurantes, pousadas, supermercados, panificadoras, entre outros serviços foram inspecionados. “Nesse período quando é maior o fluxo de turistas, a demanda cresce e os estabelecimentos precisam estar preparados para atender da melhor forma, prezando pelas condições higiênico-sanitárias como forma de prevenção da saúde”, explicou Francisca Oliveira, fiscal da Divisa. Para os técnicos, a qualidade do serviço está boa. “Claro que precisam ser feitas algumas adequações, mas no geral está tudo organizado. A Vigilância Municipal está trabalhando bem e por isso a base está feita”, ressalta Zelha Vieira. A Vigilância Sanitária chama atenção da população da necessidade de cada um fazer a sua parte, observando a qualidade e as condições dos estabelecimentos. “É preciso observar as condições de limpeza e higiene. Ver como os alimentos estão sendo manipulados, se os funcionários usam os equipamentos de proteção individual, ver como os alimentos estão sendo conservados”, destaca Francisca Oliveira. Outra preocupação dos fiscais é com os terrenos baldios, os esgotos, o matadouro e o aterro sanitário. “A Prefeitura deve dar mais atenção a esses setores. A questão do resíduo líquido nas ruas, mau cheiro e o problema de coleta de lixo sistemática. Já orientamos a administração sobre essas questões”, diz José Reinaldo Basílio, fiscal da Divisa. Para a temporada de férias em julho, a Vigilância já está se preparando para fiscalizar com antecedência o litoral piauienses para fazer o mesmo trabalho preventivo que fez em Pedro II.