Até o início da tarde de hoje, 28, Dia “D” da Campanha de Vacinação do Idoso, o percentual de cobertura vacinal do Estado do Piauí era de 43,26%, segunda melhor marca do país segundo dados divulgados no site do Ministério da Saúde. As atividades foram abertas pelo secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho; pelo prefeito de Teresina em exercício, Elmano Ferrer e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando, às 9h, na Unidade de Saúde São Camilo, no bairro Lourival Parente, zona Sul da capital. Segundo João Orlando, a meta para Teresina é vacinar 50.630 idosos até o dia 04 de maio, data de encerramento da campanha que teve início no dia 23 de abril. Até o encerramento, somente na capital, serão disponibilizados 74 postos de vacinação. Hoje mais de 100 postos de vacinação foram disponibilizados para uma melhor atendimento ao público. O secretário de saúde, Assis Carvalho falou das metas que vem sendo alcançadas nos últimos anos. “Esperamos que esse ano seja superior ao ano de 2006, onde conseguimos uma cobertura de 94.33%”, disse Assis. Para este ano a meta estadual é vacinar 251.804 indivíduos acima de 60 anos. Para o prefeito em exercício, Elmano Ferrer, que aproveitou também para tomar a sua dose de vacina nesta manhã, falou que essa parceria entre Estado e Prefeitura é importante para a população. “Um dos maiores desafios que temos juntos é colocar o Pronto-Socorro de Teresina para funcionar”, declarou Ferrer. Um dos que tomaram sua dose de vacina hoje cedo foi o senhor José Rodrigues, 103 anos. “Essa é a primeira vez que eu tomo essa vacina. Nunca gripei, mas agora sei que estou protegido”, disse o aposentado. Em 1999, foram vacinados contra o influenza 135.825 indivíduos na faixa etária acima de 65 anos, atingindo 97,79% de cobertura vacinal. Em 2006, a cobertura superou os índices atingidos entre os anos de 2000 a 2005, perfazendo um total de 94,33%. “Tivemos 100% de homogeneidade no ano passado, todos os municípios alcançaram a meta mínima de 70% de cobertura”, afirma a Coordenadora Estadual de Imunização, Francisca Damasceno. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e as secretarias municipais, disponibilizou 1.940 postos fixos de vacinação, 5.825 profissionais e cerca de 1.500 veículos para garantir a cobertura de todo o Estado.