Levar atendimento de qualidade mais próximo da população. Esse é um dos principais objetivos da Secretaria Estadual da Saúde, que desde 2003 vem realizando um processo de descentralização do atendimento, com a organização da rede estadual da Saúde. No último sábado foi a vez da comunidade quilombola Mimbó, em Amarante, ser contemplada com uma dessas ações. É que a secretária estadual da Saúde entregou para aquela comunidade um gabinete odontológico no valor de R$ 12 mil. A solenidade de entrega contou com a presença ainda da coordenadora da Pessoa Negra da Sasc, Alda Regina, do secretário municipal de Saúde de Amarante, Chico Câmara, da presidente da Associação da comunidade, Maria de Jesus, do ex-presidente da associação, João Santos e do secretário de cultura do município de Amarante. Segundo a secretária Tatiana Chaves, essa é apenas uma das ações do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, que tem como objetivo de facilitar o acesso da população à assistência a saúde. “Somos hoje o segundo estado do país a ter a maior cobertura de equipes do Programa Saúde da Família e de Saúde Bucal. Nosso objetivo é que realmente todas as pessoas do Estado tenham acesso aos serviços cada vez mais próximo das suas residências”, destaca Tatiana Chaves. A secretária ressaltou que as comunidades quilombolas são uma prioridade deste Governo em diversas áreas, o que não poderia ser diferente na área da saúde. Na oportunidade, Tatiana destacou ações que estão realizadas naquela região, que beneficiam diretamente a comunidade Mimbó. “Agora mesmo o hospital de Amarante recebeu recursos do BNDES para melhoria da estrutura física e aquisição de equipamentos para o hospital, além de capacitação de pessoal”, diz.