Mais uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) segue nesta terça-feira, 30, a Uruçuí, a 453 quilômetros ao sul de Teresina, para o combate à dengue, vez que já foram notificados 160 casos da doença no município. A informação é do secretário de Saúde em exercício, Telmo Mesquita, ao fazer um balanço das ações desenvolvidas. Também foram notificados casos de dengue nos municípios de Altos, Castelo do Piauí, Avelino Lopes, Paulistana, Milton Brandão, Capitão Gervásio, Ilha Grande e Olho-D’água. De acordo com o secretário, as ações estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, através da Sesapi, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, com o apoio do Ministério Público e de outras instituições. Através de convênio com o Ministério da Saúde, a Sesapi enviou dois carros tipo fumacê para Uruçuí e Campo Maior, duas Kombis para Fronteiras e Parnaíba e duas motos para Paulistana e Teresina, para auxiliar no Programa de Combate à Dengue. A Sesapi realizou ainda três cursos de capacitações técnicas em Barras, Campo Maior e Uruçuí, e em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, de Teresina, está produzindo 70 mil folders com orientações à população. Ao concluir, o secretário explicou que as equipes da Sesapi são mobilizadas quando solicitadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. O trabalho visa avaliar e orientar como agir no combate à dengue. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é muito pequeno, mas fácil de identificar pelos hábitos. É escuro e rajado de branco, menor que um pernilongo comum. Pica durante o dia e se desenvolve em água parada e de preferência limpa. Os sintomas da doença são: dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e fraqueza. Em alguns casos, sangramento na gengiva e nariz.