O diretor-geral do Laboratório Central Dr. Costa Alvarenga (Lacen), Evaldo Hipólito, considerou extremamente positivo o trabalho desenvolvido em 2006 no atendimento de saúde pública no Piauí. Órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado, o Lacen é atualmente referência em exames laboratoriais e realiza sem nenhum ônus exames imunológicos e virológicos, nos casos de dengue, hepatite, perfil sorológico para transplante, exames de biologia molecular, entre os quais o de DNA. Outros exames importantes são oferecidos gratuitamente pelo Lacen, como de microbiologia (urocultura, hemocultura, coqueluche), análises clínicas (hipertensão e diabetes), toxicologia, controle da qualidade de produtos e serviços, como a água; citopatologia e triagem neonatal. Um destaque em saúde pública também é registrado pelo Lacen, com o trabalho desenvolvido no teste do pezinho, cuja cobertura ultrapassa 50% dos nascidos vivos em todo o Piauí e o exame é feito nos postos de saúde em mais de 160 municípios. De acordo com Evaldo Hipólito, conforme o resultado do exame e o diagnóstico, o programa proporciona o tratamento da criança. Em Teresina, o teste do pezinho é feito na Maternidade Dona Evangelina Rosa.