A secretaria estadual da Saúde está em Estado de alerta para a questão da dengue no Estado. Várias ações estão sendo tomadas no sentido de que seja evitado um surto da doença. Até o momento, 10 municípios já notificaram casos de dengue este ano, totalizando 176 casos da doença. Destes, dois casos já foram confirmados como sendo de dengue hemorrágica e há outros três suspeitos. Dentre as ações realizadas pela Secretaria está o envio de carros fumacês para as 17 regionais de saúde. Também foram realizadas três capacitações técnicas sobre dengue nas regionais de Barras, Campo Maior e Uruçuí e equipes técnicas da Secretaria de Saúde fizeram visitas de supervisão nos municípios de Castelo do Piauí e Uruçuí, onde há registro de maiores casos da doença. Além disso, a secretária, através de convênio com o Ministério da Saúde, entregou dois carros novos para as regionais de Uruçuí e Campo Maior, 2 kombis (1 para Fronteira e 1 para Parnaíba) e 2 motos (1 para Paulistana e 1 para Teresina) para auxiliar nos trabalhos do Programa de Combate a Dengue. Paralelo a essas ações estão sendo produzidos, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, 70 mil folders educativos sobre as formas de se evitar a dengue, cuja prevenção pode ser feita através ao guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo; jogar no lixo copos descartáveis, tampas de garrafas, latas e tudo o que acumula água, dentre outras.