Cerca de R$ 14 milhões oriundos de emendas de bancadas serão investidos na melhoria dos 5 hospitais de referência da capital e de 11 hospitais regionais do Estado. Foi o que informou a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves. De acordo com a secretária, o recurso será utilizado na regionalização do sistema de Saúde, no que diz respeito a melhorias nos hospitais sede de macro e micro. “Com esse investimento a gente espera cumprir um dos princípios do SUS que é facilitar o acesso dos usuários ao Sistema e um atendimento mais humanizado”, garante. Tatiana destaca que esses R$ 14 milhões servirão também para a aquisição de equipamentos para esses hospitais e também serão utilizados para fazer algumas estruturações físicas em alguns hospitais. “Desse total R$ 3 milhões vão para a Maternidade Dona Evangelina Rosa e outros R$ 3 milhões para o Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela”, destaca. Segundo a secretária, outros R$ 3 milhões em emendas dos deputados federais Nazareno Fonteles e Simplício Mário também irão ser investidos na construção de unidades de saúde e aquisição de equipamentos para 35 unidades. Nesse sentido, vale ressaltar que, o Governo do Estado, em parceria com o BNDES, e através do Projeto Hospitais de Pequeno Porte, está investindo quase R$ 15 milhões em reformas, aquisição de equipamentos e capacitações em 1007 hospitais do Estado. “O que nós queremos é oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes da nossa rede de saúde”, explica Tatiana Chaves. Convênios A secretária de Saúde, Tatiana Chaves, informa ainda que a Secretaria Estadual de Saúde firmou convenio com o Ministério da Saúde para a melhoria da Rede de Frios do Estado, para a melhoria da estrutura física das regionais de saúde do Estado e também de toda a hemorrede do Estado.