A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí em parceria com o Ministério Público Estadual lançam amanhã uma campanha conjunta e intensiva pelo combate a dengue no Piauí. Integrando todos os diretores de hospitais do interior e os diretores das Regionais de Saúde, que já fazem o programa de prevenção nos municípios, a meta é diminuir os casos em relação ao mesmo período do ano passado. A reunião para a exposição do plano acontecerá às 11h, na Escola Fazendária. A secretária de Saúde, Tatiana Chaves explica que além dos procedimentos rotineiros como as borrifações de inseticidas, visitas domiciliares pelos agentes de saúde e orientação aos municípios, a Vigilância Sanitária do Estado em parceria com as vigilâncias municipais vão fiscalizar locais que possam conter as larvas do mosquito e, caso os proprietários não colaborarem eles podem ser autuados. “É necessários que todos vejam a dengue como um problema sério de saúde pública. Os casos, além de estarem aumentando, estão ficando mais graves, o que pode não apenas estrangular o sistema de saúde como pode gerar muitas mortes”, explica Tatiana. Ela destaca que com a chegada do período chuvoso o perigo está ainda maior. “É necessário que todos participem da campanha fazendo sua parte. Fiscalizando suas casas, orientando os vizinhos”, ressalta Tatiana. Na ocasião, a Secretaria Estadual ainda entregará duas S10 para as regionais de Campo Maior e Uruçuí e duas Kombis para as regionais de Parnaíba e Teresina. Ainda na reunião, os representantes da saúde no interior vão fazer um balanço dos trabalhos de 2006 e vão discutir o planejamento para 2007.