Profissionais da área farmacêutica, prefeitos e secretários municipais de saúde, dentre outras autoridades, estão participando do I Seminário de Apoio ao Planejamento da Assistência Farmacêutica, que teve início hoje e prossegue até amanhã, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A abertura do evento foi feita pela secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, que destacou o papel da assistência farmacêutica no sentido do fortalecimento das ações promovidas pelo Governo do Estado nessa área. “Desde o início de 2003 que a assistência farmacêutica vem sendo uma preocupação do nosso governo, que realizou concurso público para profissionais da área e outras ações que permitiram o fortalecimento do profissional da área”, destaca a secretária. Tatiana ressalta que a valorização desses profissionais faz parte da construção coletiva do Sistema Único de Saúde. “Uma das metas para efetuarmos o pacto pela saúde passa pelo fortalecimento da Assistência Farmacêutica. Nesse sentido é importante destacarmos que há um comprometimento do governo do Estado com o repasse de recursos para a Atenção Básica, sendo que já está no orçamento de 2007 a efetivação do repasse para atenção básica nos municípios”, diz a secretária. A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí, Patrícia Batista, ressaltou o empenho que a Secretaria de Saúde tem feito no sentido de efetivar e melhorar as condições da assistência farmacêutica no Estado. “Essa é uma luta da gerência de atenção farmacêutica que o Cosems acompanha de perto, mas sabemos que os municípios tem enormes dificuldades para efetivar ações nesse sentido. Mesmo assim ao longo do tempo estamos discutindo alternativas para entrarmos em consenso sobre o que podemos apresentar de melhor para os nossos munícipes”, comenta. De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção a Saúde da Sesapi, Mário Abel, desde o início de 2003 nós tentamos consolidar um plano sobre a expansão da Assistência Farmacêutica aos municípios. O evento contou ainda com a participação do gerente da Assistência Farmacêutica, José Vilmore, da presidente do Conselho Regional de Farmácia, Gina Coelho, e de dois técnicos do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.