Na próxima segunda-feira (26), o ministro da Saúde Agenor Álvares estará em Teresina. Ao lado do governador Wellington Dias, da secretária estadual da Saúde (Sesapi), Tatiana Chaves, e da coordenadora para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Rejane Dias, ele faz uma série de inaugurações no Estado. Entre obras, equipamentos e serviços o investimento na área de Saúde é de mais de R$ 6,8 milhões, oriundos do Ministério da Saúde e Governo Estado. A primeira das inaugurações será a de mais três unidades da Farmácia Popular na capital. Depois do Centro e do Mocambinho, que juntas atendem mais de 700 pessoas diariamente, será a vez dos bairros Parque Piauí, Piçarreira e Dirceu Arcoverde ganhar a Farmácia Popular, que vende remédios até 80% mais barato que as farmácias tradicionais. A solenidade será às 9 horas, na unidade da farmácia do bairro Dirceu Arcoverde. Em seguida, às 10h30, a comitiva segue para o Palácio de Karnak, onde será feita a inauguração de várias obras na área da saúde. Dentre elas, está a reforma da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que custou, entre obras e equipamentos, R$ 1,8 milhão e foi financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Governo Estadual. A reforma inclui nove apartamentos, enfermaria de mãe-canguru, três enfermarias na ala D, setor de almoxarifado e farmácia. A reforma abrange ainda mudança de piso, pintura e adequação dos banheiros de acordo com normas da Anvisa. As enfermarias reformadas foram climatizadas, bem como o posto de enfermagem e o repouso. Também serão inaugurados quatro apartamentos isolados, sendo um UTI, para tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, a reforma do Laboratório Central do Estado (Lacen), além da implantação do primeiro Tomógrafo público do Estado do Piauí, no Hospital Getúlio Vargas. Ainda no Karnak, o Ministro Agenor Álvares e o governador Welligton Dias vão inaugurar, simbolicamente, onze dos 107 Hospitais de Pequeno Porte do interior do Estado. Entre equipamentos e obras, foram investidos nesses hospitais mais de R$ 2 milhões. Os recursos são provenientes do Projeto de Hospitais de Pequeno Porte, em parceria com o BNDES, que ao todo vai aplicar R$ 14 milhões no Piauí. Durante a solenidade, será dada posse a 210 aprovados no concurso realizado este ano pela Secretaria de Saúde. São médicos, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, dentre outros. Esses novos servidores vão reforçar o quadro de profissionais dos hospitais da capital e do interior do Estado. Ministro inaugura SAMU e reforma do Hospital de Picos À tarde, o ministro Agenor Álvares, o governador Wellington Dias, a secretária Tatiana Chaves e a coordenadora Rejane Dias seguem para Picos, onde farão, às 15 horas, a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a inauguração da reforma e entrega de equipamentos para o Hospital Regional Justino Luz, além da inauguração do Centro de Reabilitação Física de Picos. O Ministério da Saúde investiu no SAMU de Picos mais de R$ 300 mil. Estes recursos são destinados à compra de ambulâncias, equipamentos para Centrais de Regulação Médica de Urgências e para a implantação dos núcleos de educação em urgência, constituindo-se na primeira fase do projeto de reorganização da atenção às urgências no Brasil. Mensalmente, o Ministério da Saúde ainda vai repassar R$ 59 mil para custeio do serviço. Já o Governo do Estado arcou com as despesas para o pagamento de transporte das onze viaturas (R$ 22,220 mil) doadas pelo Ministério da Saúde, e com capacitação dos profissionais que irão trabalhar na macrorregião de Picos. Entre os profissionais estão: médicos enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas (socorristas) e rádio operadores e telefonistas. A macrorregião de Picos irá implantar o SAMU regionalizado, iniciando com o município de Picos. Haverá uma Central de Regulação Médica e duas viaturas; sendo uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico. Os demais municípios que compõe a macro de Picos e que irão contar com base de estabilização e consequentemente uma ambulância de suporte básico são: Fronteiras, Jaicós, Paulistana, Oeiras, Simplício Mendes, Ipiranga e Simões. Com a implantação do SAMU de Picos teremos uma população de 440. 778 mil habitantes com assistência 24h. O Hospital Regional Justino Luz, que atende 54 municípios da região, fazendo cerca de 8.500 atendimentos e 250 cirurgias mensais, vai inaugurar, entre outras coisas, as reformas do centro cirúrgico e da Unidade de Tratamento Semi–intensiva com adequação do setor, obedecendo às normas da Vigilância Sanitária Estadual; do Setor de Pronto Atendimento; do Setor de Observação 24 Horas com ambiente climatizado, do laboratório de análises clínicas, do auditório, além da reforma e ampliação do setor de manutenção e lavanderia. Entre obras e equipamentos que serão entregues na tarde dessa segunda-feira foram investidos no hospital cerca de R$ 500 mil. Ainda no Justino Luz, a população receberá o Serviço de Reabilitação Física de Picos, que vai contar com consultas e terapias nas áreas de Fisioterapia, Ortopedia, Neurologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Inicialmente, o serviço terá capacidade de atender, nessa primeira fase, cem pacientes por dia. Na segunda fase, o serviço terá capacidade de atender duzentos pacientes por dia. Nesse serviço foram investidos cerca de R$ 130 mil.