Os 107 Hospitais de Pequeno Porte que fazem parte do Projeto HPP, do Governo do Estado em parceria com o BNDES já devem começar a ser inaugurados. Hoje (sexta-feira) o governador Wellignton Dias visitou o almoxarifado da Secretaria Estadual de Saúde, aonde já chegaram os equipamentos na ordem de R$ 2 milhões. Na ocasião ele entregou quatorze ambulâncias para os hospitais do interior. Ao todo, os investimentos foram de R$ 3.375.475,00. Participaram da solenidade, a secretária de Saúde Tatiana Chaves, o deputado federal Nazareno Fonteles, a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí Patrícia Batista, além de vários prefeitos, secretários municipais de saúde entre outras autoridades. Na ocasião, o Governador ressaltou a importância de se trabalhar não apenas com ações isoladas, mas sim com uma política de saúde integral. “Quando eu falava em 2002 que precisávamos universalizar algumas ações de saúde as pessoas não entendiam. Hoje estamos conseguindo levar isso através não apenas da reforma física de hospitais, mas também de equipamentos modernos, concurso para profissionais de todos os níveis, além de ambulâncias. Isso é um investimento na descentralização e na regionalização”, ressaltou Wellington. Ele explicou que de nada adianta o Estado possuir uma rede hospitalar tão extensa se ela tem pouca ou nenhuma resolutividade. “O que esses hospitais vão passar a ter agora é a garantia de um funcionamento resolutivo e adequado às normas da Vigilância Sanitária. As pessoas costumam valorizar mais a inauguração de um prédio, por exemplo, mas hoje nós estamos fazendo mais. Estamos entregando equipamentos quê sem eles seria impossível trabalhar com qualidade. São grupos geradores, que garantem, por exemplo, que uma cirurgia no interior possa ser realizada sem problemas com energia, são equipamentos que garantem controle de infecção hospitalar”, exemplificou Dias. Entre os equipamentos que começam a ser entregues a esses hospitais estão computadores, refrigeradores, ar condicionados, grupos geradores, poltronas para exames, gabinetes odontológicos, autoclaves, centrais telefônicas, máquinas de lavar roupa,fotopolimerizador, entre muitos outros. A secretária Tatiana Chaves explicou que os equipamentos que chegaram não representam nem 15% dos que ainda devem chegar nos próximos dias. “Ao todo, o projeto contempla R$ 14,5 milhões que estão sendo empregados em reformas das 107 unidades de saúde, aquisição de equipamentos e capacitação de recursos humanos”, diz Tatiana, ressaltando que esse é apenas um dos projetos que da Sesapi. “Se por um lado estamos cuidando dos pequenos hospitais, por outro também estamos investindo nos hospitais de maior porte das macro-regiões. Vamos entregar unidades semi-intensivas em Picos e Floriano. Já entregamos a UTI em Parnaíba, além de entregar as reformas dos pronto-socorros e outros setores desses hospitais”, destaca a secretária. O deputado federal Nazareno Fonteles, que destinou emendas para a compra de ambulâncias para o Estado, ressaltou que esse é um momento de grande alegria para todos que lutam pela Saúde do Piauí. “Essa é uma prova da seriedade dessa gestão. Estamos comemorando não apenas ambulâncias mas também o resultados consolidados, como a diminuição da mortalidade infantil do Estado, que hoje é a menor do Nordeste”, destacou o deputado. A prefeita de Nossa Senhora do Nazaré, Luciene Maria falou da alegria de receber uma ambulância. “Sabemos o alcance social que uma ambulância tem e é por isso que nós dos pequenos municípios estamos felizes porque temos um governador que trata da mesma forma as pequenas e as grandes cidades”, disse a prefeita. Os municípios contemplados com esse primeiro lote de ambulâncias foram: Rio Grande do Piauí, Alto Longá, Angical, Caxingó, Itaueira, Demerval Lobão, Jerumenha, Manoel Emídio, Miguel Alves, Nossa Senhora de Nazaré, Padre Marcos, Bom Jesus, Gilbués e Agricolândia. Até o final desse mês, mais ambulâncias provenientes de convênio com o Ministério da Saúde e contrapartida do Governo Estadual e emendas dos deputados federais Nazareno Fonteles, Simplício Mário e Marcelo Castro serão entregues.