HGV participa do Combate a Dengue O Hospital Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, Ministério da Saúde e a Confederação das Mulheres do Brasil-CMB realizou ontem um Treinamento de Lideranças Femininas no Combate a dengue, com a participação de voluntários, profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes no pátio interno do HGV. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos, realizadas palestras com apresentação de vídeos e cadastradas 200 voluntárias para o combate a Dengue em Teresina. Veterinários do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde explicaram todo o ciclo evolutivo do mosquito transmissor da dengue e suas manifestações sintomáticas e a Confederação das Mulheres do Brasil junto com a Federação Democrática Internacional de Mulheres-FEDIN e a Federação de Mulheres do Piauí em parceria com o HGV realizam ainda, neste mês de junho, visitas domiciliares nos bairros de Teresina para orientar e recolher reservatórios do Mosquito Aedes aegypti. Além disso, vão orientar sobre o risco da dengue, sintomas e medidas de prevenção. Cerca de 30 grupos de Mães e demais ONGs estarão visitando 30 mil domicílios na capital neste mutirão. Segundo a Coordenadora Regional da CMB, Simone Guimarães, o trabalho no HGV é importante devido a prevenção, controle e a manutenção de uma ambiente saudável. “Se a sociedade civil organizada não participar, o poder público não vai poder controlar à doença sozinho. A mudança começa das manifestações populares”, declarou Simone Guimarães.