Mais uma Conferência Macro-Regional de Saúde do Trabalhador será realizado neste fim de semana, simultaneamente em Parnaíba e São Raimundo Nonato. O evento será realizado dias 9 e 10 nos dois municípios, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Segundo informações de Vera Regina, do Cerest, já foram realizadas conferências similares em Picos, nos dias 1º e 2 deste mês, e Bom Jesus, nos dias 3 e 4. As conferências macro-regionais de Saúde do Trabalhador são uma preparação para a conferência nacional, que acontecerá em novembro. Outras conferências macro-regionais a serem realizadas no Piauí terão lugar em Floriano e em Teresina. A de Floriano acontecerá no próximo fim de semana, enquanto a de Teresina acontecerá no fim de semana seguinte. Esses eventos macro-regionais darão lugar à Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador, que acontecerá em Teresina, de 9 a 12 de outubro. O tema central dos debates é Trabalhar sim, adoecer não proposto, proposto pelo Governo Federal. Durante as conferências regionais, são escolhidos delegados para o evento nacional. Ainda nesses eventos, o tema proposto é debatido e são tirados encaminhamentos. Vera Regina disse que esta é a primeira vez que um evento do gênero é promovido simultaneamente pelos ministérios da Previdência Social, da Saúde, e do Trabalho e Emprego, o que mostra a importância da temática. “Estamos agindo para que o ato de trabalhar tenha mais qualidade de vida e para que as pessoas trabalhem sem adoecer”, afirmou.