Acontece nesta quarta-feira, às 19h30, a abertura do I Seminário de Saúde do Trabalhador do Piauí. O evento, que prossegue até a sexta-feira no auditório do Real Palace Hotel, é uma realização da Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Vigilância de Ambientes e Condições de Trabalho.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a implantação do Programa Saúde do Trabalhador é um momento ímpar para o estado do Piauí. “É importante a implantação deste programa, uma vez que o mesmo visa a redução das taxas de morbi-mortalidade por doenças ocupacionais e acidentes do trabalho”, comenta o secretário.
Durante o seminário serão discutidas as estratégias que serão implementadas no Estado para o desenvolvimento de ações visando a redução dessas taxas de morbi-mortalidade. Logo na abertura do evento, Dr. Marco Pérez, coordenador da área técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, fará conferência sobre o Programa Nacional de Saúde do Trabalhador e sua implantação no Piauí.
Além disso, serão discutidas no evento a redefinição da rede do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador no Estado, a proposta dos municípios Sentinela e um termo de pactuação entre estes municípios. Os temas serão debatidos por Francisco Drumond e Maria das Graças Hoefer, do Ministério da Saúde.
Também será feito um trabalho em grupo para elaboração do diagnóstico situacional da saúde do trabalhador nos municípios. “Queremos apenas garantir o direito do trabalhador a ter acesso às ações de promoção e proteção da saúde e isso é direito de todo trabalhador, seja ele urbano ou rural, setor público ou privado, carteira assinada ou não, independente de vinculo empregatício”, finaliza Bruno Figueiredo.