O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, e o gestor municipal do SUS e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, reuniram-se hoje com diretores de hospitais públicos e privados de Teresina. O assunto em pauta é a necessidade, urgente, da ampliação do número de leitos de UTI em Teresina, para evitar que ocorra um caos na saúde do Estado, como aconteceu no Ceará. Teresina possui hoje 26 hospitais, mas somente oito possuem leitos de UTI. No total, esses hospitais contam apenas com 60 leitos para atender a demanda do Piauí e dos Estados vizinhos. O hospital mais importante da capital e do Estado, o HGV, possui apenas 13 leitos de UTI, sendo que, seis não são cadastrados pelo SUS, o Estado os mantém. De acordo com o Ministério da Saúde, seriam necessários pelo menos 26 leitos de UTI para o Getúlio Vargas, mas o diretor médico do HGV, Salustiano Júnior, acredita que para atender a demanda necessária, o ideal era que o hospital tivesse pelo menos 40 leitos de UTI. Durante a reunião, o gestor estadual do SUS, Nazareno Fonteles, propôs o cadastramento de todos os leitos de UTI dos hospitais particulares e filantrópicos. Mas os representantes dos hospitais particulares alegam que o valor da diária paga pelo SUS é muito baixa, em torno de R$ 164,40, enquanto alguns planos de saúde chegam a pagar até R$ 800,00. Mesmo assim, eles estão dispostos a colaborar com o sistema, pelo menos de forma emergencial. Para o presidente da FMS, Sílvio Mendes, o SUS precisa, urgentemente, aumentar a capacidade de leitos de UTI, para pelo menos 150. Ele acrescenta que é necessário dobrar o número de leitos no hospital Getúlio Vargas, dar condições à Maternidade Evangelina Rosa, de recursos humanos e equipamentos, para instalação da UTI, e colocar o Pronto-socorro municipal para funcionar. Todas as propostas discutidas serão levadas ao conhecimento do ministro da Saúde, Humberto Costa, pelos dois gestores, estadual e municipal, do SUS no Piauí. A secretaria estadual de Saúde está agendando a audiência com o ministro para o próximo dia 21 ou 22, quando acontece, em Brasília, respectivamente, as reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e da Comissão Tripartite Intergestores. O governador Wellington Dias esteve ontem em Brasília reforçando junto ao ministro para que autorize o projeto enviado pelo governo estadual, solicitando a instalação de 6 novos leitos de UTI no HGV. Também tem um outro pedido, que visa aumentar o teto financeiro do SUS para o Estado. O que ainda irá amenizar a situação é a inauguração de sete novos leitos de UTI do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela (HDIC), que está prevista para o próximo mês.