O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, pretende ajudar a melhorar o atendimento de urgência e emergência na região de Parnaíba, sobretudo no Hospital Municipal Dirceu Arcoverde, visando beneficiar à assistência à saúde prestada aos municípios da microrregião. Ele esteve visitando, na última terça-feira (14/05), o município, onde cumpriu uma agenda de reuniões com diretores de hospitais públicos, privados e filantrópicos, e prefeitos da região. O objetivo do encontro com diretores de hospitais era melhorar o sistema de saúde na região de Parnaíba, visando beneficiar mais a população. Ficou acertada a formação de uma comissão, composta por técnicos da secretaria, da prefeitura e secretaria municipal de saúde de Parnaíba, e ainda por um representante de hospital particular ou filantrópico, para fazer um estudo das necessidades para melhorar a eficácia do sistema. O secretário explicou que tanto os investimentos nos hospitais municipais, como o processo de regionalização, irão aliviar a sobrecarga que os hospitais privados, sobretudo, têm, tendo em vista que em Parnaíba não tem hospital público estadual, o único hospital mantido pelo Estado é o Colônia do Carpina, sendo que este faz apenas alguns procedimentos ambulatoriais, servindo mais como referência para o tratamento de hansenianos. Nazareno também acrescentou que o investimento nos hospitais do interior, através da regionalização, é uma maneira indireta de ajudar a diminuir o gasto que os hospitais de Parnaíba têm com pessoas de outras cidades vizinhas, tendo em vista que irá diminuir a demanda de pessoas vinda do interior. Depois da reunião com os diretores de hospitais, Nazareno se reuniu com prefeitos da microrregião. Ele pediu que os gestores municipais mantivessem uma relação de parceria com os hospitais ou unidade mista de saúde do município. Depois da reunião com os diretores de hospitais, Nazareno se reuniu com prefeitos da microrregião. Ele pediu que os gestores municipais mantivessem uma relação de parceria com os hospitais ou unidade mista de saúde do município. Fonteles ainda ouviu diversos pedidos dos prefeitos, como a construção e equipamento de casas de parto, solicitação de ambulância, medicamentos para a farmácia básica, e o repasse de verbas relativas a convênio firmados na gestão passada pelo governo do Estado. Em resposta a esses pedidos, o secretário adiantou que está pedindo um aumento do teto financeiro do SUS para o Estado, junto ao Ministério da Saúde, e ainda aguarda a liberação de uma emenda ao Orçamento da União, no valor de R$ 12 milhões, para investimento na área de saúde, principalmente nos hospitais regionais do interior. Ele também pediu aos prefeitos que já se organizem para fazer a Programação Pactuada Integrada (PPI), que é um instrumento útil para o planejamento dos gastos nos municípios. Estiveram presentes na reunião, os prefeitos dos municípios de Ilha Grrande, Jerumenha, Luís Correia, Parnaíba, Caraúbas, Cajueiro da Praia, Porto, Cocal, Batalha, Caxigó, Nossa Senhora dos Remédios, Bom Princípio. Também estiveram presentes os secretários municipais de saúde de Bom Princípio do Piauí, Francisco Júnior e o vice-prefeito de Ilha Grande do Piauí, José Gilson. Em seguida, o secretário visitou os seguintes hospitais: Hospital Municipal Dirceu Arcoverde, o hospital Colônia do Carpina, o Hemocentro Dr. Gilson de Sousa Galeno, o Maternidade Marques Bastos, e a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, que está solicitando o credenciamento da UTI-Enfermeira Patrícia Pires Rezende, que tem seis leitos, como tipo II. Parnaíba sedia encontro para discutir o PSF O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, também participou, em Parnaíba (na última terça-feira-13/05), do “I Seminário da Avaliação do PSF no Piauí-2003”, realizado no auditório da Uespi do campus de Parnaíba. Foram convidados para o evento todos os prefeitos e secretários municipais de saúde que fazem parte da microrregião de Parnaíba, sendo os representantes dos seguintes municípios: Bom Princípio do Piauí, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas. Nazareno tem solicitando maior empenho dos gestores municipais na eficácia e ampliação da cobertura do Programa de Saúde da Família, porque ainda existem muitas deficiências na implantação do programa. Essa mudança se faz necessária, sobretudo porque notou-se uma evolução positiva em alguns indicadores de saúde, como diminuição da taxa de mortalidade infantil, nas populações atendidas pelo programa, o programa tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e para a reorganização dos demais níveis de complexidade assistencial do sistema de saúde. Além de difundir essa necessidade, o secretário estadual de Saúde, como coordenador do PSF nos Estados, quer implantar uma política rotineira e sistemática de fiscalização, monitoramento e avaliação do Programa. O seminário que visa discutir o PSF está sendo realizado em 10 etapas, sendo já realizado nos municípios de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras. As outras etapas vão acontecer nos municípios de Campo Maior/Piripiri, Bom Jesus e Teresina. A gerente de Atenção básica da Sesapi, Ayla Calixto de Carvalho, que coordena o seminário, solicita maior participação dos gestores municipais nas outras etapas do evento. Ela explica que o PSF constitui uma estratégia central do processo de reorganização do SUS e tem por objetivo imprimir uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde, responsáveis pelo primeiro nível de atendimento do sistema.